Com os meses de férias a aproximar-se, são muitos aqueles que vão viajar e conhecer novos países e cidades. Se for este o teu caso, há-de chegar o momento em que vais provar a gastronomia típica e fazer um pedido, num restaurante.


Ao ler o menu, és capaz de te deparar, se estiveres num país em que a língua seja diferente da nossa, com pratos e palavras difíceis de pronunciar. Com algum medo de errar e de até ser julgado, os suores frios começam a surgir e as mãos a tremer assim que o empregado de mesa se aproxima.


Acredita... Não és o único! À volta do mundo, há milhões de pessoas que dizem ou pronunciam mal um prato típico do país que estão a visitar e a prova está numa lista feita pelo WordTips sobre as comidas e bebidas que são mais mal pronunciadas mundialmente.


Será que alguma vez te perguntaste qual é a comida e a bebida que os estrangeiros não conseguem dizer assim tão bem?


O WordTips, uma ferramenta de busca de palavras, utilizou uma biblioteca de gravações para procurar respostas. Antes disso, recorreu a uma lista de comidas e bebidas locais de 130 países do TasteAtlas e, de seguida, pesquisou no Forvo, a tal biblioteca de gravações de palavras enviadas pelos utilizadores.


Os alimentos e as bebidas com um maior número de gravações com pronúncia errada foram os escolhidos para a lista do WordTips. E são eles:


  • Chorizo é o alimento vencedor! É um tipo de linguiça fumada espanhola e é o alimento mais mal pronunciado mundialmente, reunindo mais de 22 milhões de gravações mal ditas.
  • Rioja, um vinho que vem da região espanhola do mesmo nome, é a bebida que os estrangeiros mais têm dificuldade em dizer. Conta com 1,4 milhões de gravações, em que é possível perceber que poucos o conseguem dizer corretamente.
  • Já no que toca a comidas e bebidas portuguesas, é mais difícil para os estrangeiros pronunciarem o famoso e típico bacalhau e vinho verde.


Podes ver estes e os outros alimentos e bebidas características de todos os países, que fazem parte desta lista, nestes quadros 👇



Se ainda estás confuso com algumas das comidas e bebidas que são mal pronunciadas mundialmente, acredita, mais uma vez, que não estás sozinho. Todos nós já dissemos uma palavra mal dita numa língua que não é a nossa e, por isso, não há que ter vergonha.


Pelo menos, sabemos dizer bacalhau e vinho verde como ninguém!