E que tal dormires uma sesta, todas as tardes? Vontade não te falta, certo? Se tiveres disponibilidade, não te coíbes! Dormir a sesta ajuda a manter o cérebro saudável e retarda o envelhecimento até 6 anos, segundo uma nova investigação. Agora, não precisas de mais argumentos para tirar um cochilo à tarde.
Quem diria que as sestas poderiam ser a chave para manter o nosso cérebro saudável e retardar o envelhecimento? Parece até brincadeira, mas é verdade! O estudo, publicado no jornal científico Sleep Health, conclui que os cérebros das pessoas que fazem sestas regularmente são maiores, o que está relacionado com o retardar do envelhecimento entre três a seis anos.
"Dormir um pouco de forma regular durante o dia fornece alguma proteção contra a neurodegeneração ao compensar o sono mau", diz a equipa de cientistas, da universidade College London e da Universidade da República do Uruguai. Para este estudo, os cientistas analisaram os dados de 35 mil pessoas entre os 40 e os 69 anos que participaram no projeto Biobank, no Reino Unido – uma base de dados com informação genética, estilo de vida e informações de saúde de 500 mil pessoas – e comparou a genética dos que fazem sestas e dos que não fazem. As conclusões não podiam ter sido melhores, mas atenção. Tratam-se de sestas de no máximo 30 minutos. Esquece aquelas tardes inteiras a dormir.
Os benefícios das chamadas power naps - um sono curto que termina antes do sono profundo, com o objetivo de revitalizar rapidamente - "surgem imediatamente após uma breve sesta (por exemplo, 5-15 minutos) e podem durar entre uma e três horas".
A próxima vez que estiveres com sono à tarde, não lutes contra o desejo irresistível de tirar uma sesta. Abraça essa oportunidade de recarregar o cérebro e de desafiar o envelhecimento.