Sabe-se que votar é um exercício de cidadania e que é um direito que deve ser exercido. No entanto, por diversas questões, seja por falta de escolhas políticas ou por incompatibilidade de horários, são muitos aqueles que não se dirigem às assembleias de voto.


E se tal acontece em Portugal, o mesmo acontece no nosso país vizinho. No próximo mês, Espanha vai ter eleições antecipadas, depois de o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, ter dissolvido o Parlamento, na sequência dos resultados das eleições municipais e regionais, tal como escreveu a SIC Notícias.


É a 23 de julho que os espanhóis são chamados a votar, mas, sendo este um mês de verão e de férias, muitos estão a pedir o voto por correspondência.


Perante isto, um bar, em Sevilha, conhecido como bodega, quer incentivar o voto presencial. E, como tal, surgiu a ideia de oferecer uma cerveja a quem comprovar que votou presencialmente.


Para quem o fizer, basta aparecer na conhecida bodega San Lorenzo e mostrar uma selfie tirada dentro da cabine de voto. De seguida, ser-lhe-á então oferecida uma cerveja.


O proprietário do bar, Ricardo Laguillo, partilhou a oferta nas redes sociais, onde se lê, em tradução livre: "Como temos eleições no próximo dia 23 de julho e perante a incerteza que acarreta o voto por correio, a Bodega San Lorenzo, localizada na rua Juan Rabadán 5, no bairro de São Lorenzo, em Sevilha, convida todos os cidadãos que apresentem uma selfie a votar pessoalmente em qualquer assembleia de voto para uma cerveja".



Escreveu a SIC Notícias, citando o jornal ABC de Sevilha, que "mais de 600 mil eleitores solicitaram o voto por correio nas eleições antecipadas". E tudo porque muitos vão estar de férias, logo longe da morada oficial.


Quem for votar presencialmente pode sempre brindar à democracia, mais tarde, na bodega San Lorenzo!