São muitas as associações de apoio a animais que tudo fazem, diariamente, para salvá-los, para retirá-los da rua, para lhes dar apenas um banho quente ou uma taça de ração. É difícil ignorar e virar as costas, pelo que, sempre que lhes chega um pedido de ajuda às mãos, se esforçam para conseguir ajudar.


E foi isso mesmo que a Associação Ajuda a Alimentar Cães, localizada na ilha da Madeira, fez quando recebeu um pedido de ajuda urgente.


Tudo indicava que uma cadela tinha sido atropelada, numa estrada da ilha, o que tinha resultado em vários ferimentos. Havia muito pouco tempo a peder, pelo que as voluntárias da associação se dirigiram, de imediato, para o local.


Quando lá chegaram, a cadela que encontraram pedia ajuda através do seu olhar. As voluntárias da Associação Ajuda a Alimentar Cães ficaram de tal forma emocionadas que a única opção seria salvá-la. A ela e aos seus filhotes, uma vez que foi encontrada no momento em que estava a amamentá-los.


Batizaram-na de Rita e, quando chegaram à clínica veterinária, começaram a perceber a dimensão dos ferimentos.


Foi através do Instagram que esta mesma associação deu conta da história de Rita, que estava "muito fraca, caquética e com a barriga demasiado inchada". Tinha ainda "feridas em todo o corpo e muita dificuldade em andar com as patas traseiras".



Foi aqui que receberam também o diagnóstico, que indicou que Rita tinha sofrido "um traumatismo grave" e tinha ainda "a bacia partida".


A Associação Ajuda a Alimentar Cães tem vindo a atualizar o estado de saúde da cadela Rita e dos seus filhotes. Fê-lo, esta segunda-feira, através de um vídeo, que conquistou os seguidores.


Os próximos meses vão ser de repouso e de recuperação para esta cadela, mas, felizmente, já tem um sítio seguro e confortável para estar com os seus bebés.



(Imagens: Reprodução de vídeo)