No passado dia 25 de agosto, Gisela João subiu ao palco do festival Maré de Agosto, realizado em Santa Maria, nos Açores, um evento com mais de 30 anos e por onde já passaram nomes como Camané, Carminho, Ana Moura e Mariza. As expetativas eram altas, mas acabaram por ser defraudadas assim que a fadista abandonou o palco a meio do concerto e não mais voltou.


A decisão inesperada de Gisela João deixou os fãs e o público perplexos e desapontados. Um dos fãs, Duarte Moreira, deixou uma carta aberta à fadista, no Facebook, onde mostra o seu desagrado. "Fui ao festival Maré de Agosto, como faço todos os anos. Não é um festival fácil para o fado. Compreendo em parte o seu desagrado. Mas só em parte. Adoro a sua voz, o seu fado, ouço com regularidade, no entanto o maior desapontado fui eu, eu e mais 100 ou 200 pessoas que ali estavam só para a ouvir. A sua atitude desapontou-me."
Comparando-a com outros renomados fadistas que já se apresentaram naquele palco, o fã sublinha que esses artistas também enfrentaram desafios semelhantes, mas conseguiram entregar espetáculos memoráveis, demonstrando respeito pelo público e pelo evento: "No seu caso, desrespeitou o público e sai de Santa Maria com má imagem... por sua culpa. Eu vou continuar a ouvir a sua música, e na próxima oportunidade irei a um espetáculo seu, mas espero que me respeite enquanto espetador e apreciador da música e da artista Gisela João".



Duarte Moreira não foi o único a manifestar o seu desagrado nas redes sociais. Aliás, numa das publicações de Gisela João, no Instagram, onde se mostra nos Açores, os comentários de fãs indignados multiplicam-se: "Adorámos meio concerto. Pena que não pagámos meio bilhete", "Obrigado!! Por ter acabado mais cedo!" ou "Espero que Portugal inteiro saiba como te comportaste no maior festival dos Açores. Lamentamos" são alguns dos comentários.