Quem nunca comeu uma canjinha de galinha para curar uma dor de barriga ou uma constipação que se acuse. A canja é como uma espécie de abraço saboroso quando estamos doentes e sabe a casa. Mas será que esta tradição milenar de preparar uma tigela fumegante de canja realmente tem algum fundamento científico, ou é apenas um placebo reconfortante?

Segundo o site The Conversation, a prática de dar uma taça de canja de galinha para um ente querido quando está doente é uma prática que já tem séculos. Registos datam a sua origem até 60 d.C. e remontam à antiga China. A canja de galinha é mais antiga do que muitos de nós imaginamos!


Agora, com a temporada de gripes e constipações em pleno vapor, surge a pergunta: a canja de galinha é realmente uma ajuda? A ciência diz que sim! A magia por detrás da canja é o "umami," o quinto sabor, que é conhecido também por sabor "carnudo". Mas isso não significa que umami se refere apenas a carne, o queijo, cogumelos, miso e molho de soja também o têm. E acredita ou não, este sabor faz toda a diferença.



Quando estamos doentes, por norma, perdemos o apetite e comer menos não é exatamente a receita perfeita para uma recuperação rápida. No entanto, são vários os estudos, citados pelo mesmo site, que dizem que o sabor umami na canja de galinha pode estimular o apetite.

Além disso, há estudos que referem também que o umami pode melhorar a digestão de nutrientes, o que é ótimo quando o teu sistema digestivo está em baixo por estares doente. A canja de galinha também pode diminuir a inflamação e ajudar a aliviar o nariz entupido. É como uma fórmula mágica de avó para te sentires melhor!

Mas atenção! Nem todas as canjas de galinha são iguais. Aquelas enlatadas e ultraprocessadas podem não oferecer os mesmos benefícios que uma sopa caseira de frango, legumes e massas ou arroz. Os nutrientes essenciais fazem toda a diferença.

Portanto, a próxima vez que alguém te disser para comeres uma canja de galinha quando estiveres doente, lembra-te de que a ciência está do teu lado! E, não te esqueças de agradecer à tua avó, porque, como sempre, ela estava certa!