A inteligência artificial (IA) está na ordem do dia pela quantidade de imagens, vídeos, identidades e até pessoas que consegue criar, em minutos, à distância de um clique.


Na verdade, a inteligência artificial já faz parte do nosso dia-a-dia e, acredita, até nas situações mais mundanas, como a música e os artistas que ouvimos. Já alguma vez pensaste, em pleno 2023, ouvir a Amália Rodrigues a cantar Quim Barreiros? Pois é, é possível graças à dita inteligência artificial!


Foi o criador de conteúdos Dani Nunes que, a partir de uma ferramenta de IA, juntou artistas, como Quim Barreiros, Amália Rodrigues e Rui Veloso, e músicas bem conhecidas do público, como "Bacalhau à Portuguesa" e "Nunca Me Esqueci de Ti".


A plataforma é a Voicemy.ai "utiliza músicas do YouTube ou outra plataforma de áudio para alimentar ferramentas de clonagem e treino de voz, que simulam a voz do artista", tal como deu conta o site O Minho.


Alguns destes vídeos foram publicados no TikTok e por lá já têm mais de 24 mil visualizações.


@daninunes.ig Quim Barreiros - Bacalhau (AI Amália Rodrigues) made by voicemy.ai #music #fyp #AI #voicemyai @Voicemy.ai ♬ som original - ⠀DANI NUNES
@daninunes.ig Rui Veloso - Nunca Me Esqueci De Ti ( AI Amália Rodrigues) made by voicemy.ai #music #fyp #AI #voicemyai @Voicemy.ai ♬ som original - ⠀DANI NUNES


Perante estas atuações que, na verdade, nunca aconteceram, são muitos aqueles que criticam a inteligência artificial e a forma como está a mudar o mundo.


Algumas das vozes que se levantaram contra a mesma foram Sónia Tavares e Heitor Lourenço, que, no Instagram, escreveram que "isto é absolutamente assustador, não necessariamente só pela aberração aqui retratada, mas pelo perigo que considero constituir" e "o mundo vai mudar com as AI e afins".



Outras vozes se fizeram ouvir no Instagram contra a inteligência artificial que afirmam, por exemplo: "Estamos em tempo de crise mental e só temos que lamentar", "A realidade e a ficção quando se confundirem será o fim da sanidade mental da humanidade" e ainda "isto está a ficar completamente descontrolado".


(Imagens: Reprodução de vídeo e Reuters)