É mais do que comum a massa ficar ao lume para lá dos míticos 7 minutos. Acontece! Esqueceste-te, porque foste fazer outra tarefa qualquer. Não reparaste quando começou a ferver e não consegues calcular o tempo de cozedura, entre outras distrações… e lá se foi a massa “al dente”.

A massa “al dente” é quando não está nem mole, nem rija. Está no ponto. Há muitas teorias para a conseguir perfeita. Há mesmo quem defenda que não são 7 minutos, mas 8 ou até 9.


O que sabemos é que, por vezes, inadvertidamente, o tempo de cozedura passa para lá deste ponto ideal e a massa fica mole, espapaçada, sem graça nenhuma. Como não se deita comida fora, há que salvar a situação!


A dica vem da Mashable, onde muitos especialistas falam de massas e de comida, em geral. E o que recomendam fazer, quando reparas que a massa cozeu em demasia, ou seja, ultrapassou o momento “al dente”, é fácil e pode salvar-te o jantar ou o almoço, sobretudo se cozinhaste massa em alguma quantidade, ou porque a família é grande, ou porque tens convidados em casa e não há tempo para recorrer a outra receita, ou até porque cozeste o último pacote de massa que tinhas.


Basta, dizem estes peritos, colocares azeite numa frigideira e aquecê-lo. A seguir, pões a massa (que cozeu em demasia) lá dentro e, em lume baixo, deixas a massa passar. Ao ser salteada, a massa fica mais rija e, por isso, mais próxima do ponto “al dente”.


De uma próxima vez em que a tua massa coza demais, já sabes, experimenta este truque.