Não há dúvidas de que Portugal conquista quem o visita. Seja pelos doces, pelos pratos tradicionas, pelo bom tempo, pelas nossas praias de perder de vista, pelos nossos monumentos e a nossa simpatia em receber.


No entanto, há igualmente muitos outros pontos em que os portugueses não dão assim tantas cartas. Um desses pontos é a nossa produtividade no trabalho 😬.


Os dados divulgados recentemente e relativos a 2022 pela Pordata mostram que Portugal é o quinto país da União Europeia com menor produtividade por hora de trabalho. No nosso país, a produtividade do trabalho recebeu uma pontuação de 66,7, sendo que está apenas à frente, neste indicador, da Polónia (66,6), da Letónia (65,1), da Grécia (55,3) e da Bulgária (53,9).


No lado oposto da tabela, os números mostram os países da União Europeia onde a produtividade por hora de trabalho é maior. Eles são Irlanda (216,4), Luxemburgo (176,6), Dinamarca (139,2), Países Baixos (137,4) e Alemanha (122,4).


Quer isto dizer que os países com maior produtividade, por hora de trabalho, são aqueles que mais riqueza produzem, sendo que Portugal parece estar no grupo de menor riqueza produzida.


Há muitos rankings dos quais nos podemos orgulhar, mas parece que este não é um deles. O importante é que há sempre margem para melhorar e espera-se que os dados de 2023 sejam mais satisfatórios!