Nunca é demais ver o nosso trabalho reconhecido. Nem mesmo quando se tem várias distinções, resultado de 50 anos de carreira cheios de sucessos. Esta não foi a primeira medalha que Herman José recebeu, mas não foi por isso que deixou de ser especial. E, nem mesmo num momento cerimonial, o comediante deixou de lado o humor e fez um discurso hilariante.
No dia em que completou 70 anos, Herman José recebeu um presente muito especial: foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural, concedida pelo Governo português. A cerimónia aconteceu no Palácio de São Bento, com a presença do primeiro-ministro cessante, António Costa, e do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Nem António Costa, Fernando Medina e até Georgina Rodríguez se livraram do humor de Herman. O que é que estes três nomes têm em comum?
"Imagine que se mantinha primeiro-ministro e que daqui a uns meses me estava a ligar: 'Herman José, pá! Vou precisar de si para me ajudar a descobrir o novo sítio para o aeroporto'. Ou pior ainda, ligar-me o senhor ministro das Finanças, Fernando Medina: 'Tenho aqui um problema, tenho 4 mil milhões a mais e não sei como hei de gastar isto'. Tínhamos de ir avião à Arábia Saudita para pedir a Georgina emprestada durante 15 dias."
A propósito ainda dos 50 anos de carreira, Herman José vai celebrá-los com a RFM, com concertos em Lisboa e no Porto.