No Algarve, o que não faltam são parques aquáticos que, no verão, atraem milhares e milhares de visitantes. E não é para menos... Escorregas, tubos, piscinas de ondas, insufláveis, parques infantis são um íman para qualquer família!

E, além daqueles que estão de portas abertas, existem alguns que, pelo país fora, estão à mercê do tempo e de alguém que lhes dê vida.

É o caso do Parque Aquático do Almargem, em Viseu, que era para ter sido aberto ao público em 2015.

Nove anos depois, o parque aquático está completamente abandonado, uma vez que "a construção foi interrompida há vários anos devido a problemas de financiamento e irregularidades no processo", tal como deu conta a NiT.

Por lá, neste momento, existem, pelo menos, duas piscinas, vários escorregas, de diferentes cores e feitios, fechados e abertos, elementos decorativos, como uma cabeça de um tubarão, uma cauda de baleia e um barco de piratas.

Só que tudo isso nunca serviu o seu propósito inicial pelo facto de nunca ter sido estreado.

Pela Internet, existem vários vídeos e fotografias do Parque Aquático do Almargem, sendo que algumas delas são dos Yellow Jackets, um casal que visita locais abandonados.

Com casacos amarelos e as caras tapadas, o casal - Ivy e Athon, os nomes que escolheram para serem anónimos - visitou o parque aquático português e ficou impressionado com o espaço.



Em entrevista ao mesmo site, os Yellow Jackets afirmaram que "o projeto do complexo foi apresentado em meados de 2008, o espaço deveria ter sido inaugurado em 2015, mas as obras, que chegaram a avançar rapidamente, acabaram por parar".

O projeto para o parque aquático foi avaliado em mais de 25 milhões de euros e o objetivo era que houvesse "piscinas de ondas, rio lento, escorregas rápidos, tobogãs individuais e familiares, insufláveis, piscina infantil, aquários, spa, restaurante, discoteca, salão de bowling, entre outros".

Todos aqueles que já o visitaram afirmam que é um "projeto megalómano" e um "local fantástico", mas, até ao momento, pouco se sabe sobre o seu futuro.

"Há cerca de um ano, a Câmara Municipal de Viseu deu até ao final de 2024 para que o proprietário e promotor do parque aquático decida se vai ou não terminar a obra, que já vai com quase 10 anos de atraso. O autarca Fernando Ruas deixou claro que 'a intenção sempre foi, e é, terminar o projeto que se encontra devidamente planeado e sustentado'", escreveu a NiT.

Se a empresa não avançar com o projeto todas as estruturas serão destruídas.

Muitos amantes de parques aquáticos esperam agora por uma resposta positiva do proprietário e promotor do Parque Aquático do Almargem para que, em breve, possam visitá-lo totalmente.

Será que esse dia vai mesmo chegar?