Imagina a reação deste apostador de Braga, que comprou uma rifa de 5 euros, quando descobriu que ganhou um palacete em Freixo de Espada à Cinta! Deve ter sido algo do género: "Espera, ganhei um palacete? Mas eu só comprei uma rifa de cinco euros para ajudar os bombeiros, não para me tornar um magnata imobiliário!"


Tudo aconteceu com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, que recebeu o imóvel de uma benemérita da aldeia, Veneranda Martins, que tinha o sonho de transformar a casa de família num museu. Só que, infelizmente, os Bombeiros não tinham dinheiro para recuperar o palacete e, em 2021, tentaram vendê-lo.


Na altura, os locais e a Junta de Freguesia mostraram-se contra a venda, por ser uma das casas mais importantes da aldeia, segundo escreve a CNN Portugal, em março de 2023, e esta foi cancelada.


A única alternativa passou, agora, por ser o sorteio do palacete. E aconteceu. Com uma rifa de 5 euros, este apostador ganhou um palacete com uma área coberta de cerca de 400 metros quadrados e uma área total de 900 metros quadrados.



"Já falei com a pessoa a quem calhou o palacete, que reside em Braga, mas que não autoriza a divulgação da identificação, mas julgo que é gente com capacidade para dar uma solução a este imóvel", refere à Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, Edgar Gata.


Já quase que sentimos o alívio dos bombeiros por finalmente terem encontrado uma solução para o palacete.


Os segundos e terceiros prémios não ganharam um palacete, mas não ficaram nada mal. O segundo prémio foi uma estadia de seis dias em Freixo de Espada à Cinta e o terceiro prémio 40 garrafas de vinho deste concelho.