Se achas que os Jogos Olímpicos são sempre mais do mesmo é melhor saberes que vem aí uma novidade.

Os eventos da edição deste ano, que se realiza em Paris, vão contar com a modalidade olímpica de 'Breaking', mais conhecida por 'breakdance', a primeira de dança nos Jogos Olímpicos.

O 'Breaking' teve o seu início na década de 70, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e é um estilo de dança urbana, com raízes no hip hop e nos conflitos em bairros como Bronx ou Brooklin.

Apesar de parecer uma modalidade mais agressiva, não existe nenhum uso de violência na mesma. A dança é apenas usada como forma de expressão, durante um confronto, através de movimentos agressivos e assertivos, num género de ‘conversa’ de pergunta e resposta.

A maior novidade é, no entanto, que uma portuguesa, Vanessa Marina, está a lutar pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris e é a possibilidade de Portugal não ficar de fora desta estreia.

Com 31 anos, Vanessa Marina alcançou a fama quando venceu a final da Red Bull BC One, no Reino Unido e em 2022 conquistou a medalha de bronze no campeonato da Europa. Mas as conquistas não se ficaram por aqui.

Em 2023, ficou nos oito melhores dos Jogos Europeus de 2023.

A B-girl (nome dado às praticantes femininas da modalidade) apurou-se para a jornada que lhe assegurará uma das 40 vagas na série de qualificação, que se disputa até junho deste ano e de onde vão sair dez das 16 apuradas para os Jogos Olímpicos.