Nunca julgues uma ciência que não conheces! Neste caso, é uma cerveja muito peculiar e que vai fazer os amantes de cervejas torcerem o nariz.

Se é o teu caso, calma, não o faças já!


No Nepal, há uma bebida de seu nome Tongba que é uma verdadeira curiosidade para os amantes de cerveja de todo o mundo! Enquanto a maioria de nós associa cerveja a uma bebida refrescante, os nepaleses têm uma abordagem única, optando por apreciar a sua versão de "cerveja" de uma forma totalmente diferente.


Vem diretamente das regiões montanhosas do Nepal, onde o ar fresco e a brisa gelada não abrem apetite para bebidas igualmente frias. É aqui que o Tongba entra em cena, uma mistura à base de milho fermentado que desafia todas as expectativas.



Ao contrário da cerveja tradicional, o Tongba é servido quente e bebe-se com uma palhinha de bambu, que além de adicionar um toque autêntico, também atua como um filtro para esse líquido turvo e espesso.


A preparação é tão simples quanto intrigante. Com água quente e sementes de milho fermentadas, estás pronto para criar essa iguaria. Deixa a mistura repousar e, voilà, terás uma bebida com um sabor suave e ligeiramente amargo, pronta para ser saboreada com uma palhinha de bambu.


Tongba não é uma bebida exclusiva do Nepal. Esta é a bebida tradicional do povo Limbu, sendo-lhe conferida uma importância cultural e religiosa, e podes provar também na Índia.