Gritou Iolanda e todos nós, portugueses, ao ouvirmos, esta terça-feira, o nome do nosso país a ser apurado para a final da Eurovisão. Iolanda cantou e encantou e já tem lugar garantido para este sábado, 11 de maio, o dia da grande final do concurso.


No palco do Malmo Arena, Iolanda brilhou como a penúltima atuação. A cantora da Figueira da Foz, acompanhada por cinco bailarinos, vestida de branco numa criação original do designer Tiago Bessa, apresentou o seu "Grito", uma canção co-escrita com Luar, com a qual venceu o Festival da Canção em março.

A performance encantou os fãs do festival, uma vez que logo após a atuação, as chances de Iolanda chegar à final da Eurovisão aumentaram, de acordo com o site "Eurovision World", que compila palpites de várias casas de apostas.

Foi uma gala sem grandes surpresas, em contraste com o clima de tensão que tem marcado esta edição da Eurovisão, devido à polémica participação de Israel. Houve pressão pública para que o país fosse excluído do concurso devido à catástrofe humanitária em Gaza, mas a União Europeia de Radiodifusão (UER), organizadora do evento, optou por manter a participação da cantora Eden Golan, que se apresentará na segunda semi-final, nesta quinta-feira.

Na noite de 9 de maio, serão conhecidos os restantes finalistas do 68º Festival Eurovisão da Canção. Além disso, França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido, os membros do grupo "Big Five", além da Suécia, que venceu no último ano, já estão garantidos na final.

A grande final, marcada para sábado, 11 de maio, contará com a competição de 26 países. Na primeira semi-final em Malmö, Suécia, nesta terça-feira à noite, outros nove países também avançaram: Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.


Agora, prepara-te, para veres ou reveres a atuação de Iolanda que encheu o palco com o seu talento. A atuação já conta com mais de 100 mil visualizações no Youtube e milhares de comentários a enaltecerem a performance de Iolanda.


(Imagens: Reuters)