Para muitos um nome novo, para outros uma cara já conhecida. Iolanda vai representar Portugal na Eurovisão e o seu percurso não é de agora. Começou aos 14 anos, já passou por concursos de televisão - é por isso que a cara dela não te é estranha -, enfrentou alguns nãos e, agora, aos 29 anos, deu finalmente o seu "Grito" de vitória, ao vencer o Festival da Canção.


O percurso de Iolanda na música nem sempre foi fácil e é isso que o torna tão inspirador.


Nascida em Pombal, a 4 de novembro de 1994, Iolanda começou a dar os seus primeiros passos na música aos 14 anos, quando participou no concurso "Uma Canção Para Ti", na TVI. No entanto, não passou da segunda gala, quando foi eliminada.



Sempre na luta pelo seu sonho na música, aos 17 anos, Iolanda tentou uma segunda oportunidade desta vez no palco de "Ídolos", em 2012, mas o sucesso ainda parecia distante.


Determinada, dois anos depois, ousou subir ao palco das Provas Cegas na segunda temporada do "The Voice Portugal", na RTP 1, ao cantar "Who You Are" de Jessie J. Contudo, não convenceu o júri e não conseguiu passar das Provas Cegas.



Ainda assim, Iolanda não desistiu e rumou até Londres, onde estudou Songwriting na BIMM, Universidade de Sussex. E deu frutos! Durante a pandemia, Iolanda lançou o EP "Cura", revelando a sua versatilidade como cantora e compositora.


Dez anos depois de ser rejeitada pelos jurados do "The Voice", Iolanda recebeu um convite para o Festival da Canção. A partir daí, começou uma história de sucesso. Com a canção "Grito", co-escrita por Luar, Iolanda não deixou ninguém indiferente e, este sábado, levou o troféu para casa.


Agora, é rumo Malmö, na Suécia, onde vai representar Portugal, em maio, na Eurovisão. Esta vitória da Iolanda no Festival da Canção não é apenas uma conquista pessoal. É a afirmação de que os sonhos, com muita persistência e resiliência, podem tornar-se realidade.


Mal podemos esperar para ouvir "Grito" na Eurovisão!