De 7 a 10 de agosto, com abertura do campismo no dia 3 de agosto, todos os caminhos vão dar ao Sudoeste.

De 7 a 10 de agosto de 2024, o Sudoeste está de regresso para mais uma semana inesquecível, passada entre amigos, com a praia ali ao lado, campismo e um ambiente que só se encontra no teu destino do verão. O cartaz do palco principal, o Palco SW, está completo, recheado de nomes imperdíveis.

MARTIN GARRIX, DON TOLIVER, ANITTA, DA WEASEL, TEMS, CHARLOTTE DE WITTE, RICHIE CAMPBELL, ALOK, BÁRBARA BANDEIRA, KURA, LIL YACHTY, MATUÊ, MIZZY MILES, OXLADE, RICH THE KID, VAN ZEE

A cerca de mês e meio para o arranque da 26ª edição do Sudoeste, o cartaz do destino privilegiado do verão está quase completo e há espaço para os consagrados, para aqueles que garantem o futuro, para a música que hoje já chega a mais gente, mas também para aquela que é capaz de surpreender, de arriscar e de conquistar os corações do público.

O Palco JD vem acrescentar à diversidade musical do Festival com nomes nacionais, mas não só. Para além do já anunciado Teezo Touchdown, é neste palco que o Sudoeste vai receber Chico da Tina, Brazy, Kappa Jotta, GAMA, Pérola, Cintia, SleepyThePrince, Soraia Tavares, pikika, Yang e Azart.




O Palco JD apresenta-nos novos nomes nacionais, mas não só. Decobre aqui querm vais poder encontrar por lá:


GAMA 7 de agosto

GAMA é um dos nomes mais fortes da nova geração do hip-hop feito em Portugal. Exímio em refrões cantados, a sua voz inconfundível consegue captar a atenção até dos ouvintes mais céticos quanto a este género musical. Com um airplay assinalável e uma força cada vez maior nas plataformas de streaming, o seu tema “Borboletas” contou com 6 platinas e foi mesmo a música portuguesa mais ouvida no ano de 2021.

SORAIA TAVARES 7 de agosto

Dona de uma voz tão poderosa como aveludada, Soraia Tavares conta já com uma experiência em musicais, telenovelas e até programas televisivos como "The Voice" ou "A Tua Cara Não Me É Estranha", que ganhou. Em 2021 revelou os seus primeiros temas originais, apresentando-se como compositora e letrista. Em 2023 torna-se a voz portuguesa da "Pequena Sereia" na versão live action deste filme da Disney. E é também em 2023 que edita o seu álbum de estreia "A Culpa é da Lua".

CHICO DA TINA 8 de agosto

Conhecido artista e trovador português, Chico da Tina começou a ganhar nome e notoriedade nas ruas. O facto de estar sempre acompanhado pelo instrumento valeu-lhe a alcunha e as demais festas e convívios por onde passou e cafés que animou trouxeram-lhe a fama. Em 2019 lançou no Youtube “Põe-te Fino”, incluído no EP “Trapalhadas”, um trap com a sua concertina e castanholas, e rapidamente este seu primeiro single se tornou viral, alcançando mais de dois milhões de visualizações. Ainda no mesmo ano lança o álbum “Minho Trapstar”, um registo com músicas repletas de letras críticas e caricaturais. “Minho Trapstar”, “Romarias” ou “Freicken” são alguns dos temas incluídos neste álbum. Em 2021 lançou o seu segundo longa-duração “E Agora Como É Que É”, com “Nós Pimba” como tema de apresentação, e que inclui “Ronaldo”, “Resort”, entre 12 temas com os quais voltou a conquistar o público. Em 2023 chegou o seu terceiro álbum “Tina Dance Mixtape (Sabor 2000)”, ‘um disco cheio de pecado, atrevimento e provocação’ nas palavras do próprio, onde são notórias as influências das sonoridades do início do milénio, em temas como “TINA DANCE” ou “Armários”.

PÉROLA 8 de agosto

Intérprete e compositora angolana, natural da Província do Huambo, Pérola comemora 20 anos de carreira neste ano de 2024. É uma das maiores artistas angolanas e tem no seu repertório mais de 50 temas de grande sucesso. Com inúmeros concertos em nome próprio, tanto em território nacional como internacional, Pérola já trabalhou e partilhou palcos com artistas como Ivete Sangalo, Seu Jorge, Ludmilla, Calema, Lizha James, Léo Santana, Camané, Soraia Ramos, Cuca Roseta, Dama do Bling, entre muitos outros.

PIKIKA 8 de agosto

É através da música que pikika encontra o lugar mais verdadeiro para se expressar e traduzir todas as emoções. Natural de Portalegre, a cantora e compositora foi-se descobrindo e familiarizando com vários estilos de música ao longo da sua ainda curta vida, desde o flamenco à pop, da bossa nova ao hip-hop. A música que faz em nome próprio é resultado dessas influências cruzadas. Uma mão cheia de temas com o seu cunho artístico impresso bastou para que fosse chamada a participar em projectos como SG Gigante — disco colaborativo de homenagem a Sérgio Godinho —, com a música “Com Um Brilhozinho nos Olhos”, ao lado de xtinto, MIGZ e Fumaxa, e, mais recentemente, no álbum “do.mar” de Van Zee, com quem dividiu “Saudade”.

BRAZY 9 de agosto

A nigeriana Brazy irrompeu na cena musical em 2021 e rapidamente conquistou um público atraído pelo seu estilo distinto e versos cativantes. Inspirado por referências como Dagrin, Ninola, Adewale Ayuba, Isabella Lovestory e Sho Madjozi, Brazy desenvolveu um som único que funde cultura e linguagem através de uma intuição musical rara. Denomina o seu som como AFRO-FUTURE ou AFRO-SEXY, e nele combina a combatividade do rap, a energia da música eletrónica e o estilo do afrobeat. Aproveitando a sua capacidade em diferentes línguas, inglês, iorubá, francês e zhōngwén, Brazy fala para um público global. Singles como "Attends", "omg" e "Brazy Skank" embalam o público e inspiram "confiança e individualidade em cada ouvinte". Colaborações com artistas como Cruel Santino e Odeal, e os seus trabalhos para desfiles de moda de marcas como Mugler ou Casablanca fazem de Brazy uma estrela em ascensão.

CÍNTIA 9 de agosto

Cíntia Nicole Correia, conhecida por Cíntia, é uma jovem compositora e intérprete nascida e criada na Apelação, Quinta da Fonte, em Loures. Começou a interessar-se verdadeiramente pela música com 16 anos, iniciando o seu percurso musical num ambiente de freestyle e desafio.

YANG 9 de agosto

Cantor e produtor nascido em Lisboa, Yang deu-se a conhecer ao mundo da música com “MODUS OPERANDI”, o seu primeiro EP, editado em 2020. Neste registo contou com a colaboração de Nanu, produtor musical com quem partilha estes seus primeiros passos musicais. “MODUS OPERANDI” era o reflexo da diversidade musical que influencia o músico e também da descoberta de uma identidade própria. Neste projeto destacavam-se temas como “WWA” ou “Ceia”. Um ano e meio depois, a mesma dupla regressou com o disco “Overtime". Com o artista ainda mais próximo de quem o ouve, este disco destaca-se pelos refrões cativantes e pela própria mensagem que é transmitida. “Vais” talvez tenha sido o tema mais popular, embora todo o projeto tenha sido muito bem recebido pelos ouvintes. E 2023 também começou da melhor maneira. O músico lançou “Não Me Leves a Mal”, “Compensa” e “Fica Pra Depois”, já em colaboração com a Sony Music.

KAPPA JOTTA 10 de agosto

Kappa Jotta começou a sua caminhada no hip-hop em 2004, com apenas 14 anos. Com Mnémiko e Arma Vokal, foi pioneiro ao formar um grupo de rap da Linha de Cascais “Guerrilha Urbana”, que surgiu em 2006. A primeira mixtape a solo chegou em 2010, intitulada “Violência Musical”. Em 2013, é lançado o EP “Joker”, um registo que reuniu Kappa Jotta, Lhast, Khapo e DJ BIG, alcançando um grande sucesso junto do público do hip-hop português. Em 2014 Kappa ganhou o prémio de “Artista Revelação” atribuído pelo HipHopWeb. O seu primeiro disco, “Vírus”, chegou em 2015 e contou com as participações de Carolina Deslandes, Bispo, Lhast, Jackpot BCV, João Tamura, Khapo, DJ BIG e Charlie Beats, entre outros. Dois anos depois, foi a altura de editar o segundo álbum, intitulado “Ligação”. Temas mais recentes como “Pétalas", "Rosas" ou "Telele" voltaram a conquistar o público e fazem antever um grande concerto preparado para o Sudoeste deste ano

SLEEPYTHEPRINCE 10 de agosto

Reconhecido pelo capacete que se tornou a sua imagem de marca, o artista luso-angolano SleepyThePrince tem-se notabilizado, sobretudo, desde meados de 2022, mas o seu percurso na música remonta bem atrás. O caminho de André Saraiva Pedro tem sido trilhado a pulso e os primeiros passos foram dados em 2014. Desde a afirmação em "High Desde O Começo" (2020) até à série "In Melancholic Dreams", o trabalho do artista não ter passado despercebido, também graças ao sucesso de singles como “Colosso”, “Estrela de Rock”, “No Point” ou “Fucktores”. Das plataformas digitais para os palcos, a afirmação artística de SleepyThePrince tem-se revelado transversal, desde logo pelas passagens por alguns dos grandes eventos nacionais, algo que voltará a acontecer quando pisar o Palco JD do Sudoeste. E traz novidades na bagagem, nomeadamente um novo disco. "THE NINJA SPIRIT", conta com as participações de YANKEMA, Deezy, MC NA VOZ, Mary J, Márcio Ferreira Safira, CarlaPrata e Silver YK. SleepyThePrince atua no dia 10 de agosto.

AZART 10 de agosto

Azart, nome artístico de Sebastião Oliveira, tem vindo a alimentar grandes expectativas e a destacar-se pela sua versatilidade e uma mão cheia de criatividade. Em 2021 foi eleito pelo site "Rimas e Batidas" como um dos novos melhores rappers, mas Azart não se define por um só género, define-se pela mistura e pluralidade, por ter uma mente aberta e sem barreiras. Inspira-se em grandes nomes do hip hop, como J. Cole e Kendrick Lamar, mas também em outras vertentes musicais como o neosoul ou o R&B. O rapper lançou o seu disco de estreia, "Foco", um registo em que mostra toda a sua habilidade lírica e musical em 19 faixas, transmitindo emoções fortes através das suas letras. Este trabalho conta com produção de Brunuxu e Monksmith, colaborações de Walez, Tilt, N.Drew e Danny the Dawg, mistura e masterização de SUPA DUST Man e produção executiva de Bruno Alfama. "Foco" divide-se em três partes e é uma jornada pelo percurso do artista até hoje.


Sudoeste 2024 - Já confirmados

7 de agosto

Palco SW - Martin Garrix, Tems, Matuê, Bárbara Bandeira, Teezo Touchdown

Palco After – Dubvision, DJ Dadda, Shaka Lion

Palco JD – Teezo Touchdown, GAMA, Soraia Tavares

8 de agosto

Palco SW - Charlotte de Witte, Don Toliver, Rich the Kid, Van Zee

Palco After – Holly, Red Bull FrancaMente

Palco JD – Chico da Tina, Pérola, pikika

9 de agosto

Palco SW - Kura, Anitta, Richie Campbell, Oxlade

Palco After – ZenGxrl, Blazy, Raba Rave by Blaya

Palco JD – Brazy, Cíntia, Yang

10 de agosto

Palco SW - Alok, Da Weasel, Lil Yachty, Mizzy Miles

Palco After – Dr. Ushuu, Crusy, Pedro da Linha

Palco JD – Kappa Jotta, SleepyThePrince, Azart