Filipa Martins fez história na ginástica artística ao tornar-se na primeira portuguesa apurada para a final do all around, nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, onde conquistou o 20º lugar.
Com um percurso profissional de invejar, a ginasta de 28 anos decidiu, este domingo, dia 1 de setembro, fazer uma partilha emotiva no Instagram e dar a conhecer uma decisão que tomou – anunciou o fim da carreira.
“Chegou ao fim uma das mais lindas fases da minha vida. Uma linda história desportiva. Agora, é hora de novas aventuras e planear um futuro lindo", revelou a portuguesa na legenda da publicação.
O vídeo, narrado pela ginasta, mostra imagens de Filipa Martins a dar os primeiros passos na modalidade e a crescer na mesma até chegar aos Jogos Olímpicos de 2024.
“Foram 24 anos da montanha-russa mais intensa da minha vida. Aos 4 anos não imaginava que chegaria tão longe, que alcançaria sonhos e que seria tão feliz. Aquela menina de 4 anos que só queria treinar e ser melhor, hoje estaria orgulhosa", diz Filipa Martins no vídeo partilhado na rede social.
Filipa Martins revela, ainda, que os seus planos passam agora por acabar o mestrado em Treino Desportivo e, após o mesmo, ser treinadora.
A portuense, apesar da partida, deixa a sua marca na modalidade – é a única portuguesa a ter um movimento único na ginástica: “The Martins”.
Filipa Martins partilhou com a RFM, no podcast “Glória”, como surgiu este movimento e o treino e trabalho que teve de ser feito até ser aperfeiçoado e ser inscrito no Código oficial da Modalidade.
(Imagens: Reuters)