42% dos portugueses vão gastar menos nos presentes de Natal
ALGUNS PORTUGUESES OPTARAM MESMO POR NÃO COMPRAR PRESENTES ESTE ANO
Este ano, as compras de Natal vão diminuir, pelo menos para alguns portugueses. Com um ano atípico como 2022, desde a inflação, até à guerra na Ucrânia e a crise energética, o orçamento para o Natal reduziu. É este o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto, citado pelo JN.
Este estudo concluiu que os portugueses vão gastar menos 5,2% este Natal. Em 2021, o valor médio gasto em compras de Natal foi 398 euros, este ano rondará 377 euros. Foram inquiridas 480 pessoas, maiores de 18 anos, entre 26 de novembro e 9 de dezembro em Portugal Continental.
Vamos então aos dados:
42% vão gastar menos este ano.
25% não vão comprar presentes este ano ou no caso dos agregados familiares estes vão apenas para os filhos.
67% vão comprar presentes para o parceiro.
63% vão comprar para os pais, irmãos e outros familiares.
30% vão comprar para os amigos.
Na sequência destas estatísticas, é possível perceber que quase metade das pessoas vai gastar menos este ano. Mesmo assim a maior parte dos portugueses vai continuar a oferecer presentes aos parceiros e familiares. Já a troca de presentes entre amigos vai ser menor.
Já um estudo internacional realizado pelo Klarna, e demonstrando pela Eco, prova que Portugal é o país que vai gastar menos, seguindo-se Espanha, Reino Unido e Áustria. Este ano 70% dos portugueses vão tentar comprar presentes mais baratos.
Se ainda não sabes o que oferecer, começa por ver estas dicas que temos para ti, sobre como escolher o presente perfeito. O teu orçamento é reduzido, mas a criatividade não, por isso aproveita estas ideias para os presentes deste ano.
Os presentes mais oferecidos este ano vão ser à base de brinquedos, livros, roupa, calçado e acessórios, para todas as idades, segundo o estudo do IPAM. Se ainda não fizeste as tuas compras de Natal apressa-te porque está quase aí. Muitos portugueses optam por comprar online, seguindo-se as compras nos centros comerciais e, em último lugar, o comércio de rua.
Se queres reduzir os gastos, nesta época, podes tentar incutir o amigo secreto na tua família. Assim, é apenas um presente por pessoa, sorteado, e muito mais personalizado e único.