Cristina Ferreira e Catarina Furtado atacam crónica que comentou o corpo de Maria Botelho Moniz

CRÓNICA DE UM JORNALISTA QUE TECEU COMENTÁRIOS SOBRE O CORPO DE MARIA BOTELHO MONIZ SER "ROBUSTO" E OS BRAÇOS DE CRISTINA FERREIRA SEREM "FLÁCIDOS" É O ALVO DESTA INDIGNAÇÃO



São muitas as figuras públicas que são alvo de comentários aos seus corpos. Seja por anónimos ou outras figuras conhecidas.


Com as redes sociais, são muitos aqueles que opinam, criticam e apontam o dedo ao corpo de apresentadores, atores e outras celebridades, na caixa de comentários. Há quem consiga ler e ignorar e há quem riposte e ataque.


E foi isso que aconteceu, desta vez, sendo que os comentários que estão em causa não vieram de uma caixa de comentários, ou de um anónimo. Vieram, sim, de um cronista que escreveu um artigo de opinião no "Correio da Manhã", deste domingo.


Nele, o jornalista Alexandre Pais comentou, entre outros assuntos, o corpo de Maria Botelho Moniz e o facto de ser "robusta, com tendência para aumentar de peso". O cronista destacou que a apresentadora deveria "concentrar-se nesse problema, de resolução difícil".


Além de Maria Botelho Moniz, também o corpo de Cristina Ferreira foi visado.


O mesmo jornalista referiu que a diretora de entretenimento e ficção da TVI vai para as "galas de domingo, (...) de mangas a cava, exibir os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio".


Perante esta crónica, Cristina Ferreira não só leu, como a partilhou, atacando-a, tanto nos stories como numa publicação no Instagram.


A diretora de entretenimento e ficção da TVI qualificou o texto como "execrável" e "inqualificável", sendo que merece, na sua opinião, "atenção judicial". Já nas stories, a apresentadora referiu que este artigo vai "contra todas as regras do jornalismo e da empatia", tendo lembrado que há uma "ditadura da imagem imposta ao longo de muitos anos" às mulheres e que isso "já provocou danos suficientes".


Na publicação de Cristina Ferreira, foram vários aqueles que caracterizaram o texto como "um nojo", "inacreditável", "vergonha" e ainda dirigiram várias críticas ao jornalista.


Seguiram-se muitas outras figuras públicas a reagir ao texto de Alexandre Pais, entre as quais, Carolina Deslandes, Catarina Furtado, Raquel Strada, Rita Pereira, Tânia Ribas de Oliveira, Eduardo Madeira e Maria Rueff.


Já Catarina Furtado, que foi também visada nesta crónica, mas de forma positiva, escreveu que não aceita o elogio que lhe foi atribuído pelo jornalista e considera que o texto "é inadequado e ofensivo".



Após a onda de críticas que se gerou, o jornalista Alexandre Pais respondeu, esta segunda-feira.


Citado pela MAGG, o cronista afirmou que "não [critica] pessoas, apenas [exprime] a [sua] opinião sobre o que as vejo fazer enquanto profissionais de TV. Cristina Ferreira, como outros, tem todo o direito de escolher a imagem com que se apresenta, mas isso em televisão paga-se em audiências. E é o que entendo ser uma falta de cuidado perante essa fragilidade, que critico, nada mais. Aliás, não tenho preconceitos ou ódios de estimação, nem idade para ter medo".



(Imagens: Instagram)




A RFM perto de ti