Música vencedora da Eurovisão é plágio? Há quem diga que sim e estas são as provas

A CANTORA SUECA LOREEN VENCEU A EUROVISÃO PELA SEGUNDA VEZ. AGORA HÁ QUEM DIGA QUE A MÚSICA É PLÁGIO

Jéssica Santos
Jéssica Santos


A Suécia foi a grande vencedora desta edição da Eurovisão. A cantora Loreen venceu pela segunda vez o festival - a primeira foi em 2012 - com a música "Tattoo", que está a dar que falar.

Apesar de a Eurovisão já ter terminado, continua a ser tema nas redes sociais e tudo por causa de um suposto plágio. Há quem diga que a música "Tattoo" é um plágio de duas músicas: "The Winner Takes It All", dos ABBA, e a "Flying Free", dos DJ Skudero y Xavi Metralla da extinta discoteca espanhola Pont Aeri.


Será mesmo? Esta questão não é de agora. Já foi levantada há uns meses, quando ainda estava a decorrer o Festival da Canção, na Suécia. Depois de ter sido escolhida para representar o país na Eurovisão e de ter vencido, o debate intensificou-se. Sobre isso, Loreen disse que até levava como "um elogio" o facto de a música dela estar a ser comparada com o êxito dos ABBA. Agora, a semelhança com a música "Flying Free" é que está a causar mais polémica, sobretudo junto dos espanhóis.

O jornal espanhol ABC escreveu em março que "a fronteira entre o plágio e a homenagem é muito subtil". "Os primeiro acordes de 'Tattoo' são tão parecidos com os de 'Flying Free' que nas redes sociais começaram logo a surgir vídeos a evidenciarem este plágio."


Nada como ouvires e tirares as tuas próprias conclusões.



Aliás, tal como podes ver neste vídeo, as notas de piano iniciais são mesmo iguais.



(Imagens: RTP)




A RFM perto de ti