Já pensaste em visitar um museu todo nu? É possível neste

Apesar de poderes ir nu a esta exposição, é recomendável o uso de sapatos

Jéssica Santos
Jéssica Santos


No mundo da arte, tudo é possível!

Bem-vindo à exposição "Els Bronzes de Riace", no Museu de Arqueologia da Catalunha, onde a única recomendação de vestuário são os sapatos! É hora de te despires... literalmente.
Se quiseres viver esta experiência única, só tens de ir no dia 28 de outubro. Sim, é mesmo para ires nu. A única recomendação é o uso de sapatos. Afinal, trata-se de um local público e queremos tudo menos apanhar doenças nos pés.
A ideia por detrás desta exposição é permitir que os visitantes se vejam refletidos nas esculturas de "Els Bronzes de Riace" na "mesma situação em que se encontram, completamente nus e rodeados por outros corpos". As esculturas foram encontradas, em 1972, por um pescador, ao largo da costa oeste da Calábria, nas proximidades do vilarejo de Riace.



As estátuas remontam ao século V a.C e, segundo se conta, foram compradas por um aristocrata de Roma, só que nunca chegaram ao destino, pois o navio que as transportava afundou. As estátuas ficaram no fundo do mar por mais de 2000 anos até serem encontradas em 1972.

E, se te sentires mais tímido, não te preocupes, a exposição acontece "à porta fechada", para que seja uma experiência mais intimista.

Os bilhetes para esta experiência única custam sete euros e, como os lugares são limitados, eles podem esgotar rapidamente.

Esta não é a primeira vez que os visitantes da exposição escolhem ir nus. Segundo o El País, a 30 de setembro, 30 pessoas corajosas caminharam pelos corredores do museu sem roupa. Imagina só o quão libertador deve ser apreciar a arte da forma mais natural.

Para tornar tudo ainda mais fascinante, a visita é guiada pela historiadora de arte, atriz e dramaturga Irene Vicente Salas. Ela partilha a sua visão com o mesmo jornal: "Estabelece-se uma relação muito especial com as imagens das peças nuas e, para mim, que não sou nudista embora o pratique esporadicamente, fiquei surpreendida com a naturalidade com que séculos de falsos preconceitos se evaporam rapidamente". Afinal, a arte é uma maneira poderosa de desafiar os tabus e celebrar a beleza do corpo.

Embora não seja a primeira vez que esta iniciativa acontece, não deixa de ser algo fora da caixa. Se estiveres na Catalunha e quiseres aventurar-te numa experiência artística verdadeiramente única, a exposição "Els Bronzes de Riace" pode ser o lugar perfeito para te despires em todos os sentidos da palavra.




A RFM perto de ti