Jovem português comprou meia aldeia no Parque Nacional da Peneda-Gerês por 100 mil euros

João Amorim tem um grande projeto para esta aldeia no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Os preços elevados das casas e a consequente dificuldade de os jovens saírem de casa dos pais é um dos flagelos do nosso século. Todos os dias, vemos casas e apartamentos a preços exorbitantes e todos os dias nos questionamos quando é que isto vai parar.


Ora, a história de João Amorim, fotógrafo e ‘influencer’ de viagens, não podia ser mais diferente. Ele não só comprou uma casa, como meia aldeia, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, por apenas 100 mil euros - nem um t1, em Lisboa, custa isto.


É certo que as casas que ele comprou não estão prontas a habitar - precisam de uma grande obra de renovação -, mas o objetivo de João Amorim vai mais longe. Ele quer criar um alojamento nesta meia aldeia.


A história começa com a compra de uma casa que, como descreve João, num vídeo partilhado no Youtube, parece "meia casa" porque tem o telhado cortado a meio. No entanto, a verdadeira surpresa surgiu quando descobriu, através de uma pequena placa numa casa de imobiliária, que o fundo da aldeia da Varziela estava à venda. "Aí é que a maluqueira começou", relata João Amorim, que juntou forças com o pai e um primo para adquirir esta meia aldeia peculiar.



O processo envolveu seis escrituras, mas o resultado final é um conjunto de mais de seis casas antigas e, claro, a parte nova que as acompanha. João Amorim explica que, embora o investimento inicial não tenha sido exatamente 100 mil euros, foi quase lá. Logo perceberam que a aventura estava apenas a começar e já adquiriram terrenos adjacentes para garantir "acesso privilegiado" a um riacho, que liga "o rio às casas".


O 'influencer' destaca que a Varziela é uma aldeia comunitária e o projeto Fundo da Aldeia também inclui acesso aos "locais que pertencem à comunidade, como a eira e o forno". No entanto, a parte mais hilariante é quando João Amorim revela que as casas estão "super degradadas" e que os 100 mil euros iniciais são apenas uma gota no oceano do que será gasto a seguir. O objetivo é criar "o melhor e mais fixe alojamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês".

Enquanto muitos jovens lutam para sair de casa dos pais, João Amorim decidiu dar um passo além e comprar meia aldeia. Quem sabe, talvez esta seja a solução para a crise da habitação: comprar uma aldeia inteira de uma vez!


(Imagens: Reprodução Youtube)




A RFM perto de ti