"Oppenheimer" é o grande vencedor dos Óscares 2024!
Os filmes mais nomeados dos Óscares 2024 foram: “Oppenheimer” com 13 nomeações, seguido de “Pobres Criaturas” com 11 e “Assassinos da Lua das Flores” com 10
A noite mais famosa que premeia o cinema aconteceu, esta madrugada, com o grande anfitrião Jimmy Kimmel, comediante e apresentador de televisão.
Este ano, os Óscares contaram com muitas adaptações literárias, que representaram metade dos nomeados a "Melhor Filme". E vários filmes desta categoria foram um fenómeno de bilheteira. Foi o caso de "Oppenheimer", "American Fiction", "Assassinos da Lua das Flores", "Pobres Criaturas" e "A Zona de Interesse".
Se viste, pelo menos, dois dos filmes nomeados possivelmente sentiste que os filmes estão mais longos. E é verdade, 138 minutos é a duração média dos filmes nomeados para "Melhor Filme".
(O mais curto tem 105 minutos e é o filme "A Zona de Interesse" ; o mais longo tem 206 minutos e é o filme "Assassinos da Lua das Flores".)
Apesar de toda a polémica com o facto de o filme "Barbie" ter ficado de fora de algumas categorias é de sublinhar que Greta Gerwig se tornou a primeira realizadora da história a ter as três primeiras longas-metragens nomeadas na categoria de "Melhor Filme", com "Barbie" a seguir aos filmes "A Hora de Voar" e "Mulherzinhas".
Desta noite, podemos ainda destacar vários momentos.
Começamos por uma presença especial...
Para descontentamento de alguns e felicidade de outros, Cristiano Ronaldo não esteve na cerimónia dos Óscares, mas o Messi apareceu de papillon - o cão do filme "Anatomia de uma Queda".
Depois de Messi, fomos surpreendidos por John Cena, que apareceu nu em palco.
A Billie Eilish ganhou o Óscar de "Melhor Canção Original" e tornou-se a artista mais jovem a ganhar dois Óscares com a música que pertence à banda sonora do filme da Barbie, "What Was I Made For", que a cantou ao vivo.
Também do filme da Barbie, Ryan Gosling cantou a música "I’m Just Ken" acompanhado do grande Slash, guitarrista de Guns’N Roses.
No momento de homenagem aos artistas que partiram nos últimos meses, Andrea Bocelli cantou com o filho, Matteo Bocelli, enquanto no ecrã passavam imagens da cantora e atriz Tina Turner, do ator Matthew Perry - ator principal da série "Friends" - e do ator Michael Gambon, querido pelos fãs de Harry Potter por interpretar Dumbledore.
De vestido estragado e bastante emocionada, Emma Stone subiu a palco para receber o Óscar de "Melhor Atriz Principal".
O grande vencedor dos Óscares 2024 foi "Oppenheimer" de Christopher Nolan. Ganhou 7 Óscares. E temos muito orgulho neste filme RFM!
Por fim, vamos à lista completa dos grandes vencedores da 96ª edição dos Óscares:
Melhor Filme
“Oppenheimer”
Melhor Realizador
Christopher Nolan – “Oppenheimer”
Melhor Ator
Cillian Murphy – “Oppenheimer”
Melhor Atriz
Emma Stone – “Pobres Criaturas”
Melhor Ator Secundário
Robert Downey Jr. – “Oppenheimer”
Melhor Atriz Secundária
Da’Vine Joy Randolph – “Os Excluídos”
Melhor Filme Estrangeiro
“A Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer (Reino Unido)
Melhor Curta-Metragem
“The Wonderful World of Henry Sugar”, de Wes Anderson
Melhor Curta-Metragem de Animação
“War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko”
Melhor Argumento Original
“Anatomia de uma Queda”
Melhor Argumento Adaptado
“American Fiction”
Melhor Caracterização
“Pobres Criaturas”
Melhor Guarda-Roupa
“Pobres Criaturas”
Filme de Animação
“O Rapaz e a Garça”
Melhor Banda-Sonora Original
“Oppenheimer”
Melhor Canção Original
“What Was I Made For?” de “Barbie”
Melhor Documentário
“The Last Repair Shop”
Melhor Montagem
“Oppenheimer”
Melhor Fotografia
“Oppenheimer”
Melhores Efeitos Visuais
“Godzilla Minus One”
Melhor Som
“A Zona de Interesse”
Design de Produção
“Pobres Criaturas”
Curta-Metragem Documental
“20 Dias em Mriupol”
Quem também marcou presença foi a nossa Carminho, que tinha um tema da sua autoria na banda sonora do filme "Pobres Criaturas", nomeada para "Melhor Banda Sonora", e Alba Baptista.
A atriz portuguesa surgiu com o marido, Chris Evans, na festa que aconteceu depois da cerimónia.
Quem também foi à festa que aconteceu depois dos Óscares foi Sara Sampaio, que posou, pela primeira vez, com o namorado, Ray Nicholson, filho do ator Jack Nicholson, com quem assumiu o relacionamento no início deste ano.
A modelo e atriz portuguesa vai integrar o elenco do filme "Super-Homem" e está a trabalhar com James Gunn, realizador de grandes produções de Hollywood, como "O Esquadrão Suicida" e "Guardiões da Galáxia", que contaram com Daniela Melchior.