Novos contentores de lixo só abrem com cartão e há moradores revoltados

Há cada vez mais destes contentores em Vigo, o que está a provocar descontentamento

Madalena Costa
Madalena Costa


Por vezes, alguns podem perguntar: porquê complicar o que é simples? E, provavelmente, é isso mesmo que vários moradores de Vigo, em Espanha, estão a questionar, nas últimas semanas.

Isto porque a autarquia da cidade espanhola decidiu avançar com um projeto de implementação de contentores cuja utilização implica a identificação de quem deposita o lixo através de um cartão.

O anúncio desta medida aconteceu em 2019, sendo que, em 2021, surgiram as primeiras unidades em determinadas zonas da cidade e, no final de 2023, foi traçada a meta de implementar mais 800 contentores.

Neste momento, são cada vez mais os contentores de lixo que se encontram pela cidade de Vigo e que obrigam os moradores a ter um cartão - PassVigo - para depositar o lixo.

Essa nova tecnologia está a espalhar-se, pois um dos objetivos da autarquia é ter "um controlo exaustivo sobre o que os cidadãos da cidade depositam no contentor castanho, aquele destinado aos resíduos orgânicos", tal como escreveu o site El Debate.

Quem não está feliz com a inovação são os moradores, sendo que alguns deles gravaram um vídeo a dar conta da situação.

Indignado, um deles mostra, no vídeo, que já conta com mais de 850 mil visualizações, a forma como o contentor abre, referindo-se à iniciativa como "distópica" e uma "forma de controlo".



(Imagens: Reprodução de vídeo)




A RFM perto de ti