Portugal com mais um diploma olímpico. Equipa de estafeta mista de triatlo conquista o 5º lugar nos Jogos Olímpicos de Paris

O trabalho em equipa deu frutos e a equipa ficou muito perto do pódio

Sofia Martins
Sofia Martins


A equipa de estafeta mista de triatlo portuguesa aceitou o desafio e conquistou o 5º lugar na prova dos Jogos Olímpicos de Paris.


Composta por Vasco Vilaça, Melanie Santos, Ricardo Maria e Maria Tomé, a equipa portuguesa lutou até ao fim e, após uma medalha de bronze e um feito histórico em ginástica artística para Portugal, não vem de mãos a abanar e conseguiu um diploma olímpico – entregue aos oito primeiros classificados - esta segunda-feira, dia 5 de agosto.


O pódio foi ocupado por equipas da Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América, e o percurso para os participantes não foi fácil.


Os atletas qualificados foram impedidos de treinar no Rio Sena, após os treinos de adaptação terem sido cancelados devido à qualidade da água.


O trabalho em equipa deu frutos e a equipa portuguesa mostrou mesmo isso. Vasco Vilaça e Ricardo Batista ficaram em 5º e 6º lugares na prova masculina, respetivamente. A prova feminina, com Maria Tomé e Melanie Santos obteve ainda o 11º lugar. Todos juntos, terminaram o percurso, em 1:27:08 horas, e superaram as expectativas.



O ouro foi para a Alemanha, com 1:25:39 horas. No entanto, ainda foi necessário usar o ‘photo finish’ para perceber a vantagem sobre os outros dois países que saíram medalhados da prova, que contou com 15 participações.


Este é o sexto diploma olímpico para Portugal, nos Jogos Olímpicos de 2024. Para além disso, os resultados obtidos no triatlo português, este ano, são os melhores de sempre da modalidade na competição.



(Imagens: Reuters e Instagram)




A RFM perto de ti