Agosto despede-se com uma onda de calor, mas setembro deve trazer poeiras e trovoadas

As temperaturas vão subir quinta-feira, dia 29 de agosto, mas o tempo vai estar instável



As temperaturas em Portugal têm sido uma montanha-russa e sair de casa mais parece um jogo de sorte – será que tens a roupa adequada para o dia, será que precisas de chapéu de chuva?


Agosto tem sido quente e despede-se com um aumento gradual dos termómetros, que começa na quinta-feira, dia 29.


“É expectável que entre os dias 29 e 31 de agosto se verifique uma subida gradual de temperatura, associada a um transporte de ar quente de sul", afirma o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), num comunicado partilhado no Facebook.


Apesar do calor que se fará sentir, o tempo vai continuar instável e vai receber, ao que tudo indica, o mês de setembro com aguaceiros e trovoadas, a partir de dia 3.


"De acordo com este cenário e ainda devido ao posicionamento de uma depressão nos níveis médios e altos da atmosfera a oes-sudoeste do território continental, é igualmente provável a existência de condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, existindo, no entanto, incerteza espacial e temporal destes fenómenos, que será determinada, entre outros, pela posição da referida depressão", acrescenta o IPMA.


E se achavas que as notícias sobre esta instabilidade ficavam por aqui, pensa duas vezes, e se estás a voltar de férias por esta altura e vens com ideias de lavar o carro não o faças – as poeiras devem regressar.


"Poderão surgir poeiras em suspensão provenientes do Norte e África", pode ler-se ainda no comunicado.




A RFM perto de ti