Graças a barragem com 2 mil anos, esta cidade espanhola escapou às cheias

Espanha está há vários dias a lutar contra os danos causados por umas cheias nunca antes vistas. Já foi apelidado de o pior desastre climático em 50 anos

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Espanha está a enfrentar o pior desastre climático desde que há memória. A chuva intensa deixou Valência e outras cidades espanholas submersas. Há, infelizmente, muitas mortes a registar e um impressionante rasto de destruição. Todos os dias, nos chegam imagens de arrepiar deste desastre que aconteceu mesmo aqui ao lado de Portugal.


No meio de tantas notícias de lamentar, chega uma que traz alguma esperança. Graças a uma barragem com dois mil anos, a cidade espanhola Almonacid de la Cuba escapou ilesa ao mau tempo e a um cenário de destruição.

"La Cuba" tem 34 metros de altitude, é a mais alta das barragens romanas ainda existentes no mundo e foi construída há cerca de 2.000 anos durante o império de Augusto. Mesmo tendo passado por reparações ao longo dos séculos, continua a ser crucial para proteger o povoado. Durante as cheias, a estrutura reteve a água e libertou-a de forma controlada pelo vertedouro, evitando que a população fosse severamente impactada. Almonacid de la Cuba não registou quaisquer danos ou feridos.


O vídeo que mostra a barragem a libertar a água sob alta pressão viralizou, destacando o talento e a durabilidade da engenharia romana, que continua a proteger a região até hoje.



Segundo a imprensa espanhola, a chuva forte já provocou, em Valência, pelo menos 214 vítimas mortais e várias centenas de desaparecidos.


(Imagens: Twitter)




A RFM perto de ti