O Halloween é cada vez mais um evento que se festeja em Portugal. Com a influência da cultura americana, começamos a sair à rua com as crianças para pedir doces de porta em porta e pregar partidas, a mascarar-nos, a fazer festas temáticas. Mas Halloween não implica necessariamente sair de casa. Há mil e uma formas de o celebrares dentro de casa e sentada ou deitada no sofá.


A partir de uma televisão, podes ver os filmes mais assustadores, ou estranhos, de sempre. E enganas-te se pensas que só de bruxas se faz o Halloween. Estes filmes falam sobre os mais variados temas e têm uma coisa em comum: não te vão deixar adormecer. Desde ação, drama, comédia, romance e uma pitada de terror, daqui podes esperar uma celebração como o Halloween pede. Pouco tranquila.


A Família Addams


Quando pensas num filme de Halloween, o primeiro que te vem à cabeça é “A Família Addams”? A família mais estranha e conhecida de sempre tinha de fazer parte desta noite! E, neste universo, tens muito por onde escolher. Três filmes, feitos em 1991, 1993 e 1998, e depois também tens dois de animação, de 2019 e de 2021.


 


É uma desculpa perfeita para começares a celebrar o Halloween mais cedo.


“A Família Addams” parte da seguinte premissa: Quando um homem, que diz ser Funério, o irmão desaparecido de Gomez Addams, chega à casa dos Addams, a família está feliz. No entanto, Morticia começa a suspeitar de Funério, já que ele não se lembra de detalhes da sua vida. Com a ajuda do advogado Tully Alford, Funério consegue despejar o clã Addams de casa e Gomez percebe que os dois estão a conspirar para roubar a fortuna da sua família.



Shining


Prepara-te, há quem considere este filme de terror! Isso, deixamos ao teu critério. Se ainda não viste “Shining”, que estreou em 1980, porque não começar na noite de Halloween?

“Shining” conta a história de Jack Torrence que consegue um emprego num velho hotel, e acha que será a solução dos seus problemas e dos da sua família - as dificuldades vão ficar para trás, a sua mulher vai deixar de sofrer e o seu filho, Danny, vai poder voltar a respirar ar puro e ultrapassar as estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas a pairar nos antigos corredores.



A Visita


E na onda do assustador, não podes perder este filme de 2015. “A Visita” fala sobre dois adolescentes, Rebecca e Tyler, que vão visitar pela primeira vez a quinta dos avós, onde vão passar uma temporada.
Apesar do carinho com que são recebidos, os dois irmãos ficam particularmente surpreendidos quando lhes é dito que estão expressamente proibidos de sair do quarto depois das 21h30. Movidos pela curiosidade, aventuram-se logo na primeira noite, decididos a desvendar a razão dessa interdição. É nesse momento que descobrem que os avós são bastante mais estranhos do que lhes parecera à primeira vista e que algo de profundamente inquietante acontece naquela casa durante a noite.
Sem forma de convencerem a mãe de que algo horrível está acontecer e que correm sério perigo de vida, Rebecca e Tyler têm de encontrar uma forma de sobreviverem sozinhos.



Um lugar silencioso


Para quem já viu a série “Stranger Things”, este filme pode ter algumas semelhanças. Se ficaste encantado com o universo das criaturas monstruosas e estranhas, também vais gostar de “Um lugar silencioso”, que já tem dois filmes.

Num futuro não muito distante, a Terra é invadida por criaturas alienígenas que, embora cegas, possuem uma audição extremamente sensível. Letais para qualquer ser vivo, caçam através do som. Com praticamente toda a população extinta, Evelyn e Lee sobrevivem há vários meses com os seus três filhos pequenos numa quinta isolada no norte de Nova Iorque. Aqui, qualquer descuido pode significar a morte. Têm de permanecer em silêncio absoluto, comunicando através de linguagem gestual e usando todas as estratégias possíveis para não se fazerem notar.



O que fazemos nas sombras


Uma comédia, que é também um falso documentário, sobre quatro amigos vampiros que dividem uma casa? Sim, “O que fazemos nas sombras” é tudo isso e muito mais.

Viago, Deacon, Vladislav e Petyr são quatro vampiros a dividir casa em Wellington, Nova Zelândia. Uma vez que são imortais, estão em constante esforço de adaptação aos tempos, convenções sociais, modas ou tendências da época. Trivialidades como pagar a renda da casa, fazer as tarefas domésticas ou fazer compras de primeira necessidade apenas servem para poderem passar despercebidos. Para encontrar alimento, todas as noites se aventuram pelas discotecas e clubes noturnos. A sua vida é tranquila e eles vão sobrevivendo ao passar dos tempos. Até ao dia em que se apercebem da presença de caçadores de vampiros na cidade.



Gritos


São quatro filmes que contam a história de um grupo de jovens que começa a ser alvo de um psicopata mascarado, que vai atingindo as suas vítimas das formas mais insólitas. Drew Barrymore é, inesperadamente, a primeira vítima, numa sequência que ficou famosa.

Sabias que a casa onde foi filmado está agora disponível como Airbnb?




O amor não tira férias


Um romance para celebrar o Halloween? Sim, há filmes tão românticos e cor de rosa que às vezes também se tornam assustadores. Com algum drama, muito amor e também muita ficção, o filme “O amor não tira férias” é bom para alimentar a esperança dos mais apaixonados. Quanto mais não seja porque conta com Jude Law como protagonista.

Amanda Woods (Cameron Diaz) e Iris Simpkins (Kate Winslet) estão desesperadas por mudar de ares depois de uma série de problemas com os homens. Amanda viaja para Londres, enquanto Iris parte para Los Angeles, cidades que não conhecem, mas onde rapidamente se integram. As duas mulheres vão perceber o quão estranhos e tortuosos podem ser os caminhos do amor.



(Imagens: Reprodução vídeo Youtube)