Apostamos que, desde o início do mês de novembro, já recebeste muitas promoções por SMS e por e-mail de lojas que já estão com promoções de Black Friday.


Este é um dos momentos mais aguardados do ano para quem gosta muito de fazer compras e de despachar já alguns presentes de Natal. No entanto, há também que ter muita atenção na hora de aproveitar os descontos da Black Friday.


Existe a perceção de que há lojas que sobem o preço dos seus produtos uns dias ou semanas antes da Black Friday para no "grande dia" existir um enorme desconto. Há que ter cuidadinho, por isso, cá estão algumas dicas para escapares a essas alegadas promoções e para poupares dinheiro.


Vamos a elas!


1. Faz uma lista do que precisas MESMO de comprar


É de evitar ir a correr para o centro comercial para aproveitar as promoções que te aparecem à frente. Na Black Friday, é importante planear e ter alguma disciplina na hora de gastar dinheiro. Assim, faz uma lista do que pensas comprar!



2. Investiga e compara preços


Para não caíres no "esquema" dos produtos que ficaram mais caros, uns dias antes, para serem mais baratos na Black Friday, anda em cima do histórico do preço daquilo que queres comprar.


Podes utilizar o comparador de preços da Deco ou o site Kuanto Kusta para saberes se, há um mês, o preço daquele eletrodoméstico estava acima ou não do que está atualmente e se o desconto realmente compensa.



3. Compra online para evitar filas e a confusão


Na Black Friday, há uma enorme enchente de pessoas que querem aproveitar os mesmos descontos e isso pode traduzir-se em filas intermináveis.


Para evitares tudo isso, podes dirigir-te à loja uns dias antes para veres o produto ao vivo e tirares dúvidas. Após isso, compra online, se te sentires à vontade. Muitas lojas lançam os seus descontos à meia-noite.



4. Apaga os e-mails e as mensagens


Sim, vais ser bombardeado com todo o tipo de e-mails e mensagens com promoções de lojas. Se é algo que te causa ansiedade e te desvia do objetivo de poupares dinheiro o melhor a fazer é desativar as notificações das aplicações das lojas e não abrir os e-mails e as mensagens promocionais.




5. Cria um budget


No final desta lista de dicas, podes chegar à conclusão de que precisas mesmo de comprar algo e o desconto é realmente muito bom.


Assim sendo, aproveita-o, mas avalia primeiro o teu orçamento e define quanto podes gastar. Lembra-te: as promoções existem o ano inteiro e podes aproveitá-las numa altura que seja mais confortável financeiramente para ti.



6. Se não comprares, o desconto é maior


Por último, mas não menos importante, a melhor forma de poupares dinheiro na Black Friday é não comprares. Isso mesmo!


Se não precisas e se só vais comprar porque vês uma etiqueta amarela com um enorme desconto pensa duas vezes! Questiona-te se precisas realmente de uma torradeira ou de uma blusa branca. A premissa principal é fazer compras com intenção e por necessidade!



Na Black Friday, podes aproveitar para conheceres um pouco mais sobre a origem deste dia. Mais do que isso, tem sempre em conta estas dicas!