Hoje, "Black Friday", a "sexta-feira negra", é o dia que inaugura a temporada das compras de Natal com muitas promoções. Mas porque é que um dia de compras tem um nome estranho?


Tudo começou com o colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, no século 19. Mas, já lá vamos.


Esta sexta-feira louca de compras terá começado nos anos 60 do século XX e foi uma estratégia do setor de retalho norte-americano para transformar o dia seguinte ao dia de Ação de Graças (Thanksgiving) num grande dia de compras.


Porém, a expressão "Black Friday", a sexta-feira negra, só começou a ser usada mais tarde. Crê-se que nos anos 90, pela polícia de Filadélfia para designar o dia caótico que a corrida às compras provocava na cidade.


Era uma sexta-feira difícil para a polícia. O trânsito era intenso com enormes filas de carros, os passeios estavam cheios de carros e as lojas sobrelotadas, desde a abertura até ao fim do dia.


Este caos instalado fazia lembrar a loucura e o desvario que a original "Black Friday" provocou em Nova Iorque, na sexta-feira negra do colapso da Bolsa de Valores, em 1869.



Entretanto, à "Black Friday" juntou-se o "Cyber Monday", dedicado às compras feitas on-line, exatamente na segunda-feira a seguir ao dia de Ação de Graças.


E tu, fazes grandes compras na "sexta-feira negra"?