Está aí a eleição da "Maior banda pop portuguesa de todos os tempos", na RFM.

Depois de uma primeira votação, agora, as 10 bandas mais votadas da lista inicial passaram para uma segunda volta... até conseguirmos eleger a maior!

De 22 de janeiro a 2 de abril para te ajudar a escolher a melhor das 10 bandas a votos, estamos a dedicar, na RFM, a cada uma das 10 bandas mais votadas, um programa especial ao sábado, das 19 às 20h.

Antes disso, a banda em destaque terá "tempo de antena" no Wi-Fi da RFM com a presença de alguns dos seus elementos e de fãs que serão convidados a explicar porque é que essa é para si a maior banda pop portuguesa de todos os tempos e como é que essa banda os tocou.

A “campanha eleitoral” começou com destaque para os Amor Electro. Eles estiveram no Wi-Fi, segunda, dia 17 de janeiro. Seguiram-se os Anjos, dia 24 de janeiro e depois os D.A.M.A , dia 31 de janeiro.

Esta semana o "tempo de antena" é dos Delfins, a banda recordista de vendas em Portugal, com 3 milhões de discos vendidos que vai ter direito a um "Especial" na RFM, sábado, dia 12 de fevereiro.

Miguel Angelo e Fernando Cunha dos Delfins passaram segunda, dia 7 de janeiro pelo Wi-Fi para jogar ao "Tapa na Cara" com a Joana Cruz e o Daniel Fontoura, (para mostrarem se 10 anos depois da separação dos Delfins ainda se conheciam bem), responder a perguntas indiscretas e contar episódios da vida dos Delfins que fazem parte da história da música em Portugal.



Dia 7 de fevereiro, no Wi-Fi da RFM, o vocalista e o guitarrista/produtor dos Delfins revelaram-nos que o grupo começou por se chamar "Fanfarra", com um som tipo o dos Diabo na Cruz, ensaiavam em Cascais, numa horta atrás do "Santini" e que tudo começou quando receberam a visita do Pedro Ayres de Magalhães dos Heróis do mar de quem eram fãs .

Pedro Ayres que gostou da versão de “O vento mudou” e da música “Devoção", convenceu-os a enveredar por um som mais pop. Mesmo assim antes escolherem chamar-se Delfins ainda consideraram nomes tipo "Cavalos Marinhos".

Enquanto recebíamos no whatsapp mensagens de fãs do grupo que nos diziam “Vocês conseguem ter aí uma das maiores bandas do mundo", os dois Delfins contaram episódios dos seus 35 anos de carreira.

Fernando Cunha lembrou o dia em que os Delfins foram a banda surpresa no velhinho clube "Johnny Guitar" e o seu catering foi um barril de cerveja atrás do palco que não chegou ao fim da noite.

Miguel Angelo falou da loucura que foi a primeira vez que tocaram num estádio para 60 mil pessoas, na primeira parte do concerto de Tina Turner em 1990 e revelou um pouco do que vai acontecer no regresso do grupo aos palcos dia 25 de junho no Rock in Rio Lisboa 2022.

Miguel e Fernando começaram à "Tapa na cara" logo no início, mas mostraram que, mesmo ao fim de 10 anos sem Delfins, ainda se conhecem bem.

Neste "Tapa na cara” na RFM ficámos a saber... qual é o defeito de cada um que mais irrita o outro, se cada um sabe: o dia dos anos do outro, o restaurante e o prato preferido, o músico que mais admira, o primeiro carro que cada um teve e a banda que, sem ser os Delfins, cada uma elegia como "a maior banda pop portuguesa de todos os tempos".

Nesta passagem pelo Wi-Fi da RFM, descobrimos ainda de quantas cores Miguel Angelo já pintou o cabelo, quantas boinas tem Fernando Cunha e ...o que é que Miguel e Fernando acham dos humoristas que gozam com os Delfins...

Descobre tudo isto e muito mais no vídeo em baixo.