Haverá alguém que consiga estar muito tempo sem ouvir música, ler um livro, ir ao cinema, assistir a um concerto ou a uma peça de teatro? A cultura faz-nos viajar e esquecer, por momentos, a realidade que vivemos e colocar aquilo que nos preocupa para trás das costas. E é pela importância que a cultura pode ter que o governo espanhol quer incentivar os jovens a investir nela.


Por isso, o governo vai oferecer aos jovens que completem 18 anos, este ano, um voucher de 400 euros. O valor pode ser gasto em produtos culturais como bilhetes para festivais de músicas, livros, discos ou música em formato digital e está distribuído entre 200 euros para festivais e concertos, 100 euros para produtos físicos e 100 euros para produtos digitais.


Além de incentivar os jovens a investir na cultura, o governo espanhol, de acordo com um comunicado, quer ajudar as "indústrias culturais e criativas após o impacto negativo causado pela pandemia de Covid-19" e "gerar novos hábitos de consumo cultural e fortalecer aqueles que já existem".



O voucher de 400 euros tem validade de um ano e é instransmissível. Os jovens interessados têm de se candidatar a este abono, que quer dar-lhes alguma liberdade financeira e uma oportunidade de investirem na cultura.



Outro abono oferecido pelo governo espanhol é o de 250 euros para os jovens saírem de casa dos pais. A estas ajudas nunca se diz que não!