RFM - Só Grandes Músicas

Daniel Oliveira comenta série inspirada na tragédia do Meco e responde a críticas

O DIRETOR DE PROGRAMAS DA SIC FOI QUESTIONADO PELOS JORNALISTAS SOBRE A SÉRIE "PRAXX", QUE VAI ESTREAR NO DIA 9 DE SETEMBRO


Em menos de 24 horas, a série "Praxx" vai estrear na OPTO, a plataforma de streaming. Só que antes de estar disponível para todos os subscritores, já há muito falatório à volta desta série.


Inspirada na tragédia do Meco, que aconteceu há nove anos e onde seis jovens perderam a vida naquilo que se pensa ter sido uma praxe académica, "Praxx" coloca Marta (personagem fictícia interpretada por Madalena Almeida), irmã de uma das vítimas, no centro deste incidente e que vai lutar pela verdade sobre aquilo que aconteceu. No entanto, a série ilustra várias cenas de praxes académicas em que as imagens chegam mesmo a ser impressionantes.


Perante a polémica e o burburinho que se têm vindo a gerar em torno desta série e as imagens partilhadas, os pais das vítimas não viram com bons olhos esta produção. O advogado das famílias das vítimas disse mesmo, em declarações ao Jornal de Notícias, que os pais não conseguem "perceber como é que é possível realizar uma série, alegadamente, baseada na tragédia do Meco sem contactar os pais dos jovens falecidos".


Há poucos dias, em conversa com os jornalistas durante a festa de apresentação da nova grelha da SIC, Daniel Oliveira viu-se obrigado a comentar o assunto.


O diretor de programas do canal de Carnaxide, citado pelo site Notícias ao Minuto, afirmou que "a série é inspirada em eventos reais" sendo que "as praxes são um evento real e é com base nesse contexto que criámos esta série, que é completamente original, com personagens originais e em cenários ficcionados, portanto, não há nenhuma correspondência entre aquilo que vamos ver e personagens e acontecimentos que possam ter existido".


O diretor de programas da SIC explicou que o motivo que levou à criação desta série prende-se com o facto de este ser um "assunto relevante e estruturante na sociedade portuguesa" e que, por isso, "não deve ser esquecido e deve merecer também uma reflexão, é isso que a série vai procurar".


Com a partilha do trailer e das imagens da série, muitos utilizadores criticaram a forma generalizada como se está a retratar a praxe académica. Para muitos, "a praxe é muito mais do que isto, não generalizem o que não é generalizável", "O que aconteceu na praia do Meco foi uma tragédia sim, mas não retrata, de todo, os valores da praxe" e ainda, entre muitos outros comentários, "a forma como estão a retratar as praxes não é fiel, isto é gerar preconceito de forma gratuita".



(Imagens: Instagram)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Está um novo barulho em jogo, ...Está um novo barulho em jogo, na RFM? Vê aqui os palpites errados!QUE BARULHO É ESTE, NA RFM. MAIS UM NOME NA LISTA DOS VENCEDORESmaisDe forma inédita, adeptos assi...De forma inédita, adeptos assistem a jogo de futebol no estádio dentro de um jacuzziO JOGO ENTRE DOIS CLUBES FRANCESES, TROYES E RENNES, FICOU MARCADO POR UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL VIVIDA POR QUATRO ADEPTOSmaisEstás muitas horas ao telemóve...Estás muitas horas ao telemóvel? Estudo revela que os ecrãs aceleram o aparecimento de rugasTENS NOTADO O APARECIMENTO DE MAIS RUGAS DO QUE O NORMAL? A CULPA PODE SER DOS TELEMÓVEIS E COMPUTADORESmaisFernando Rei, o tecelão portug...Fernando Rei, o tecelão português que faz peças de luxo para Christian LouboutinCOM APENAS SETE ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DO TEAR, FERNANDO REI CONTA COM CLIENTES DE RENOME, COMO CHRISTIAN LOUBOUTINmaisCarolina Deslandes mostra-se a...Carolina Deslandes mostra-se a acalmar o filho mais velho e o momento é tocanteSANTIAGO, DE SEIS ANOS, TEM UMA PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO E CAROLINA DESLANDES PARTILHOU UM VÍDEO EM QUE O MENINO SURGE A CHORARmaisSaiu mais um barulho, na RFM, ...Saiu mais um barulho, na RFM, no valor de 11.450 euros!"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" O JOGO QUE NÃO SAI DA CABEÇA DOS PORTUGUESESmaisBeatles lançam novo trailer do...Beatles lançam novo trailer do documentário "Get Back" e reedição especial de "Let it Be"6 HORAS DE BEATLES EM 3 DIAS – “THE BEATLES: GET BACK” VAI CHEGAR EM NOVEMBRO NA DISNEY +. A 15 DE OUTUBRO O GRUPO LANÇA REEDIÇÃO ESPECIAL DO ALBUM "LET IT BE"maisColdplay, Justin Bieber, Dua L...Coldplay, Justin Bieber, Dua Lipa, Camila Cabello, Jason Derulo! A RFM transmite aqui os concertos do Rock in Rio Brasil!NOS DOIS PRIMEIROS FINS DE SEMANA DE SETEMBRO O RIO DE JANEIRO RECEBEU A NONA EDIÇÃO DO ROCK IN RIO. RECORDA AQUI OS PRINCIPAIS CONCERTOSmaisEla vai conhecer George Cloone...Ela vai conhecer George Clooney e Julia Roberts! RFM ofereceu-lhe um "Bilhete para o Paraíso""BILHETE PARA O PARAÍSO", O FILME QUE REÚNE GEORGE CLOONEY E JULIA ROBERTS, CHEGA DIA 15. DIA 7 A RFM LEVOU VENCEDORA A LONDRES, À ESTREIA MUNDIAL.mais
Top