Há poucas coisas tão ou mais irritantes do que andar na rua e, de repente, pisar um "presente" de um cão. Nem todos os donos têm este cuidado que é mais do que tudo um dever e é o suficiente para estragar o dia a qualquer pessoa. Ainda que seja proibido e sujeito a coima, há muitas ruas repletas de "presentes" dos nossos amigos de quatro patas.


Só que agora foi encontrada uma solução que vai permitir descobrir a identidade dos donos mais descuidados. Se és um deles, este texto é um lembrete de que deves apanhar as necessidades do teu cão, sob pena de, num futuro próximo, seres denunciado.



Na cidade de Weilerswist, na Alemanha, os cães estão a ser sujeitos a testes de ADN, de forma a ser possível, posteriormente, localizá-los, caso deixem um “presente” num local público. Segundo o site Daily Sabah, esta alternativa chegou depois de várias queixas dos habitantes desta cidade, onde dos 17500 habitantes da cidade, mais de 1500 são cães.


A presidente da Câmara Municipal da cidade, Anna-Katharina Horst, pediu então que fosse criada uma base de dados com o ADN dos cães. Assim, sempre que forem encontrados dejetos de cães na rua, será possível identificar os seus donos, ao fazer a comparação entre o ADN presente nas necessidades e o existente na base de dados.


Quem sabe se o próximo país a adotar esta solução não é Portugal. Por isso, o melhor é mesmo apanhares os dejetos do teu cão da rua.