Poupar continua a ser um verbo que está na ordem do dia. E se poupar requer método, organização e disciplina, também requer alguma criatividade. Há formas de poupar sem perder a qualidade de vida e pode ser mais fácil do que aquilo que pensas.



1 - Monitorizar os gastos

Não há forma de poupares sem gerires o dinheiro e as tuas despesas - e com alguma margem para os imprevistos. Cria uma tabela de Excel - tens várias já feitas e que podes usar - e aponta todos os teus ganhos e gastos ao longo do mês para teres uma visão geral e controlo sobre o teu dinheiro.



2 - Planeia os gastos maiores

Quase toda a gente sabe a altura em que vai de férias, ou quando é Natal ou quando alguém faz anos. Por isso, tenta antecipar os custos que podes ter com estas épocas e compra as coisas com alguma antecedência. A probabilidade de sair mais barato é maior e permite fazer uma melhor gestão do dinheiro.



3 - Substitui as idas aos restaurantes por outras coisas

Comer fora é um hábito muito apreciado pelos portugueses, mas na hora de poupar é necessário reduzir. Isso não significa que tenhas de ficar em casa. Porque não começar a fazer mais piqueniques? Ou almoços ou jantares de amigos em casa? Vais ver que, no final do mês, a tua carteira agradece. No trabalho, substitui o hábito de ir comer fora pela famosa marmita. Não só consegues ter uma alimentação mais saudável, como tens oportunidade de ter um tempo de lazer com os teus colegas de trabalho.





4 - Pesquisa e informa-te

Não compres nada por impulso e faz uma grande pesquisa do produto em questão. Não só podes encontrá-lo mais barato, como podes também optar por outros produtos que podem ter as mesmas funcionalidades e que são até mais baratos.



5 - Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e ajuda-te a poupar

Nada como uma boa rotina de sono para melhorar a tua vida e as tuas poupanças. Poupas energia com a luz, e o aquecimento no inverno, e evitas aquela hora em que só apetece ir para os sites das lojas online e fazer compras por impulso.



6 - Sai de casa sem cartões e com pouco dinheiro

Nada como pagar tudo em dinheiro vivo para senti-lo a sair da carteira. Custa mais do que com um cartão, certo? Sai de casa com pouco dinheiro para não gastares muito. Depois, se saíres também sem cartões não tens outro remédio senão não comprar.