A licença menstrual tem vindo a ser tema de debate nos últimos tempos, sobretudo depois de, em maio deste ano, Espanha se ter tornado no primeiro país europeu a implementar uma baixa no trabalho por causa de dores menstruais.


Acordar com dores fortes na zona do útero, dores de cabeça fortes, náuseas ou vómitos é uma realidade para muitas mulheres e muitas das vezes torna-se impossível ir trabalhar. Há países cada vez mais sensíveis a esta realidade das mulheres e, apesar de Portugal ainda não ser um dos que pretende implementar esta medida, há uma empresa portuguesa que já se chegou à frente.


A Feedzai, empresa portuguesa de gestão de risco financeiro, implementou a “Licença de Saúde Mental e de Menstruação”, avança o "Público", em que todos os meses os funcionários podem tirar um dia para cuidarem da sua saúde mental e física - desde sintomas da menstruação ou menopausa - e sem que isto tenha algum impacto no seu salário.



E, para tirar este dia mensal, os funcionários não terão de apresentar um atestado médico ou especificar o motivo do pedido de licença, uma vez que "a saúde mental e a menstruação podem ser um tema desconfortável ou mesmo tabu no local de trabalho". Então, os trabalhadores só têm de fazer o pedido do dia que este será concedido.


A Feedzai tem-se mostrado inovadora no que toca à forma de trabalhar. No ano passado, implementou a semana de trabalho de quatro dias.