Já te aconteceu estares na rua e tropeçares numa trotinete, ou teres de andar pela estrada porque as trotinetes estão a ocupar o espaço todo?

As trotinetes espalhadas pelas várias cidades têm muitas vantagens, mas podem também transformar-se num problema de segurança pública.


Paris torna-se, a partir deste domingo, na primeira grande capital europeia a proibir as trotinetes elétricas, segundo o Observador. Os parisienses foram chamados a votar em relação a esta questão e quase 90% manifestaram-se contra a presença das trotinetes elétricas na cidade. E, por isso, as trotinetes elétricas vão ser banidas a partir do dia 1 de setembro, altura em que terminarão os contratos das três operadoras privadas (Lime, Tier e Dott).


Esta decisão tem sobretudo por base questões relacionadas com a segurança pública nos passeios das cidades, de acordo com o Público.


As vantagens das trotinetes estão a começar a ser ultrapassadas pelos transtornos que causam na cidade. “Em termos de segurança, ambiente e partilha do espaço público, vai ser complicado continuar”, disse o vice-presidente David Belliard (dos Verdes), encarregado da pasta dos transportes em Paris ao Le Parisien, citado pelo Público.



Os números refletem o problema em questão, em França. Em 2021, 24 pessoas morreram em acidentes relacionados com trotinetes. Um dos acidentes foi em Paris. Em 2022, Paris contou com 337 acidentes relacionados com trotinetes elétricas e outros veículos do género.


Estas trotinetes elétricas com acesso através do telemóvel chegaram a Paris em 2018. Na altura as queixas foram muitas, sobre a distribuição anárquica e por isso a cidade decidiu ficar apenas com três operadoras. O contrato era de três anos. Na altura a velocidade foi limitada para vinte quilómetros por hora e foram criadas áreas designadas para estacionamento.