Chegou o bom tempo e a época dos casamentos também. Roupa, sapatos, cabelos, maquilhagem, presentes, dinheiro... é todo um rol de coisas a tratar antes de ir para a grande festa. Isto, se fores como convidado, claro, e não como noivo ou noiva - isso é outra conversa.

Se é o teu caso, se estás a preparar a ida a um casamento e a questionares-te sobre o que deves oferecer aos noivos - se dinheiro, se presente - continua a ler.


Primeiro, antes de pensar no que oferecer, é importante refletir sobre a relação que tens com os noivos. Quanto mais próximo fores, mais facilmente sabes o que oferecer. Um presente personalizado em vez de um envelope com dinheiro, poderá fazer mais sentido, mas isso claro depende de pessoa para pessoa.



Posso dar dinheiro como presente de casamento?

Segundo a Vogue, oferecer dinheiro como prenda de casamento "é perfeitamente aceitável". Como a maioria das pessoas se casam cada vez mais tarde, e muitas vezes já vivem juntas, podem preferir antes dinheiro, seja para pagar parte do casamento, ou até a lua de mel.

E depois disto segue-se a pergunta para queijinho: afinal quanto dinheiro é que devo dar? A Vogue diz que uma pessoa média gasta entre 50 a 100 euros e sugere a seguinte divisão: colegas de trabalho ou parentes distantes devem gastar entre 50 a 75 euros; amigos e familiares como tios e primos, entre 75 a 100 euros. Para melhores amigos ou familiares do núcleo de casa, como irmãos ou avós, entre 100 a 150 euros ou mais.


Se dinheiro para ti não fizer sentido, eis os presentes que podes oferecer: eletrodomésticos, máquinas de café, torradeiras, acessórios de cozinha, aspiradores, mobília. É até habitual haver lista - por vezes, em mais do que um sítio - com as coisas de que mais precisam.