Marina Machete, também conhecida como Miss Portugal, tem dado que falar nos últimos tempos, por ser a primeira mulher transgénero a ser coroada com este título. Apesar da polémica toda, Marina fez história e, agora, decidiu vesti-la, literalmente.

A representar Portugal no concurso Miss Universo, que ocorrerá em El Salvador, no dia 18 de novembro, Marina Machete enfrentou tantos aplausos quanto críticas. Indiferente a isso, a Miss Portugal já chegou ao local da competição e, entre as categorias avaliadas, destacou-se o desfile de trajes nacionais, onde cada concorrente pôde expressar a sua cultura através da moda.


O de Marina impressionou! É uma obra-prima assinada pela drag queen Miss Velvet, inspirada num cartaz da implantação da República Portuguesa. Uma armadura branca adornada com detalhes dourados contrasta com as cores vibrantes da bandeira portuguesa. A saia verde fluida, com uma racha até à coxa, apresenta uma representação da esfera armilar e uma capa vermelha que se estende numa cauda.

A colaboração entre Mariana Machete e Miss Velvet é um testemunho da vontade da modelo de "representar o povo resiliente e forte" de Portugal, escolhendo conscientemente colaborar com artistas da comunidade LGBTQIA+. A criação do traje foi concluída em menos de duas semanas, antes da ida de Marina para El Salvador.