A RFM fez 35 anos! Estás de Parabéns!

A RFM NASCEU A 1 DE JANEIRO DE 1987. RECORDA AQUI AS VOZES, OS PROGRAMAS E OS MUITOS DESAFIOS QUE TE FIZEMOS AO LONGO DESTES 35 ANOS!

Teresa Lage


Dia 1 de janeiro de 2022 a RFM fez 35 anos e quis fazer a festa contigo. São 35 anos a teu lado e por isso quisemos estejar partilhando também as tuas histórias connosco.

No primeiro fim de semana do ano o Paulo Fragoso lembrou 35 grandes músicas de 35 anos de RFM num especialíssimo "Top 35 RFM", sexta, dia 31 de Dezembro, entre as 15h e as 18h e domingo, dia 2 de Janeiro, entre as 17h e as 20h, um top recheado também de grandes histórias RFM, as tuas histórias que podes ouvir aqui


35 anos de grandes músicas, de grandes aventuras, mas acima de tudo de grandes ouvintes como tu!

Queremos fazer a festa dos 35 anos da RFM contigo porque sem ti nada disto teria acontecido. Conta-nos tudo!

Entra na viagem que começou no dia 1 de janeiro de 1987 e recorda vozes, programas e muitos dos desafios que fizemos ao longo da história contigo!

A voz que inaugurou a RFM foi, há 35 anos, a de Nuno Infante do Carmo.

Vê aqui as imagens de 1987.


 


Foi assim que, há 35 anos, o telejornal da RTP deu a notícia do nascimento da RFM


Ao longo dos anos foram muitas as equipas que ajudaram a construir a RFM.

Uns ficaram, outros partiram mas todos continuarão sempre a fazer parte da família RFM!

As suas histórias são também a "História" da tua rádio.



Um bocadinho da nossa história

A “Renascença FM” nasceu no dia 1 de janeiro de 1987, como “O Outro Canal da Renascença”, para complementar uma faixa do auditório que o chamado “Canal 1 da Rádio Renascença" não abrangia.

A RFM foi criada para que um público mais novo e mais urbano, passasse a ter uma rádio mais ajustada às suas preferências musicais - um canal de rádio, nacional, com um formato essencialmente musical.

Desde 1987, a RFM introduziu em Portugal a “play-list” e modificou musicalmente o espaço da noite com o som calmo e tranquilo do “Oceano Pacífico”.

Outro dos programas da RFM que se impôs foi o “Café da Manhã”, nascido em 1987 com Rui Branco e apresentado, de novembro de 1991 a 2002 por Pedro Tojal, de 2002 a 2013 por José Coimbra e Carla Rocha, de 2013 a 2016 por Nilton e Mariana Alvim, Joana Cruz, André Henriques, de 2016 a 2019 por Nilton, Mariana Alvim e Pedro Fernandes e, desde janeiro de 2020, pela super equipa: Pedro Fernandes, Mariana Alvim, Duarte Pita Negrão, Salvador Martinha e Luís Franco-Bastos.


 


A RFM foi, desde o inicio dos anos 90, a primeira rádio portuguesa a desejar-te as Boas Festas com músicas de Natal criadas especialmente para ti, e a trazer-te, entre muitas outras novidades, programas dedicados às tabelas de sucessos americanos e mundiais como o "American top 40" (1988/1994), "Rick Dees Weekly top 40", "World Chart Show" (1995/1999) e logo desde 1987, o Top das tuas preferências – o Top 25 RFM!

"Living on a prayer" foi a música mais votada no top 25 RFM de 1987 – uma das 30 grandes músicas apresentadas por 30 vozes que podes ouvir no podcast que fizemos em 2017, nos 30 anos da RFM e que faz parte do Top 35 RFM que assinala o 35º aniversário da tua rádio.



Mais um bocadinho da nossa história

Igualmente novo foi o apoio que a RFM começou a dar, desde 1987, aos desportos que até então não eram referenciados em rádio:o ténis, jet ski, surf e várias modalidades do desporto automóvel.

Ainda hoje a tua rádio está ligada à maior prova do ténis disputada em Portugal, o Estoril Open.



Como rádio musical, a RFM fez, desde o início, questão de apoiar os maiores concertos realizados em Portugal como os dos Genesis, Elton John (1992) U2, Bob Dylan (1993) Phil Collins, Bryan Adams (94) Tina Turner (1996) Supertramp (1997), Sting (2000), Lenny Kravitz, Macy Grey (2002), Rolling Stones (2003), George Michael (2007), Lady Gaga (2010), Sweedish House Mafia (2012), Bruno Mars (2013, 2017), Shakira, Enrique Iglesias, U2 (2018) entre muitos outros.



A divulgação da música portuguesa foi também sempre, desde o inicio, uma das preocupações da RFM que apoiou digressões dos Xutos e Pontapés, Rui Veloso, Trovante, Madredeus, GNR, Delfins, Resistência, Pedro Abrunhosa, João Pedro Pais, Miguel Gameiro, Mafalda Veiga, David Fonseca, Fernando Daniel e Nininho Vaz Maia, entre muitos outros e em programas e ações como "RFM Sem Palheta", "RFM Toca Portugal" e "A maior banda pop portuguesa de todos os tempos".

Estes são também alguns dos grandes nomes que, ao longo dos anos, têm atuado no auditório da RFM e que a tua rádio tem levado a casa, ao escritório e (em tempo de pandemia) ao carro dos seus fãs através de passatempos como "Sozinho em Casa com" e "Rock in Office" e "RFM Sem Palheta Drive in"

Em 2010 e 2011 a RFM promoveu os “Prémios RFM - Ernestos”, uma importante iniciativa da rádio de apoio à música portuguesa. Os "Ernestos" tiveram duas edições a que se seguiram, em 2013, no Campo Pequeno os “Prémios RFM”.



Desde 1987, em Portugal e um pouco por todo o mundo, a RFM fez reportagens sobre os mais importantes concertos internacionais e tem vindo a entrevistar, ao longo dos anos, alguns dos mais importantes nomes da música popular como David Bowie, Paul McCartney, Eric Clapton, Bee Gees, Bryan Adams, Sting, Rod Stewart, Pink Floyd, Tina Turner, Shakira, Luis Fonsi, Ricky Martin, Ed Sheeran,Jason Derullo, Dua Lipa, Shawn Mendes e muitos outros.

Além de lançar o RFM Somnii, festival dedicado à música de dança, a RFM foi, desde o inicio, a radio oficial do Rock in Rio Lisboa, do Festival Sol da Caparica e atualmente também do Festival Meo Sudoeste e Lisb’ on.



A RFM apoiou e continua a apoiar sempre os melhores filmes e a falar... ou jogar, no Wi-Fi, "à Cara Podre" e à " Tapa na Cara" com alguns dos teus músicos, atores, influencers e youtubers preferidos.

A tua rádio continua também a promover sempre grandes passatempos, oferecendo bilhetes para concertos, espetáculos e antestreias de filmes, viagens de sonho, automóveis e prémios em dinheiro como no “Subsídio” ,“Que barulho é este na RFM?” e " Que voz é esta na RFM?"

Em junho de 2002, Pedro Tojal deixou a RFM e o Director de Programas passou a ser António Mendes. No mesmo ano a RFM tornou-se rádio líder em Portugal, mantendo-se na liderança durante dez anos e continuando sempre na preferência dos portugueses.

Em 2008 a RFM apresentou uma nova identidade visual estreando o atual logotipo e lançou 3 WEB RÁDIOS, a 80’s RFM (Oitentas RFM) a RFM OCEANO PACÍFICO, e a RFM CLUBBING, a que se juntaram recentemente a RFM on the Rock, e RFM Dancefloor (que substituiu a RFM Clubbing)


Tapa na Cara - Carolina Carvalho e David Carreira Wi-fi da RFM


Ao longo dos anos, a RFM tem feito questão de estar sempre perto de ti.

Convidamos-te a dançar com o teu “Boss Fixe”, em estúdio, com os Fridayboyz.

Temos estado a teu lado com emissões e "digressões" ao vivo em todo o país como "RFM de Coimbra à Praia da Rocha", " Onde está o bólide" ," Fenómeno", "Carjocking" e, mais recentemente, com "RFM Sente Portugal", "RFM Bike tour" , "RFM Sente Lisboa no elétrico de Natal da Carris".



Em 2012 para festejar os seus 25 anos a RFM fez a festa com os Xutos e Pontapés no auditório e reuniu numa grande festa muitas das vozes que desde o início fizeram esta rádio. Vê se conheces aqui alguém!



Em dezembro de 2010 a RFM fez uma aposta ainda maior no digital aumentando a produção de conteúdos vídeo, de modo a dar uma nova dimensão às histórias contadas pela rádio.

Hoje a rádio conta, nas redes sociais, com mais de 2 milhões de seguidores no Facebook e 708 mil no Instagram e lidera, pelo décimo mês consecutivo, o ranking NetAudience dos sites de rádio com mais de 1 milhão e 114 mil pessoas a visitar o seu site e com enorme distância para a sua concorrente direta.



Na última vaga de 2021 do Bareme Marktest a RFM lidera com valores máximos históricos em Reach Semanal e bate record de AAV

Com praticamente 3 milhões e 500 mil ouvintes, alcança o maior valor de Reach Semanal de sempre. Nenhuma outra rádio conseguiu até hoje atingir este valor, nem agregar tantas pessoas.

Com 19,6% de AAV, a RFM bate, mais uma vez, o seu próprio record em Audiência Acumulada de Véspera.

A RFM lidera também nesta última vaga do Bareme de 2021, em Share de Audiência, atingindo 24,6%. Deste modo, conquista a liderança do meio rádio em Portugal, ocupando a primeira posição em dois dos três indicadores de audiências.

O “Café da Manhã” da RFM (7H-10H) sobe de novo e é preferido diariamente por mais de 900 mil pessoas.

Dia 1 de janeiro de 2022 a RFM faz 35 anos mas sem ti nada disto seria possível. Obrigado e Parabéns!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Ouvintes inspiram-se no vídeo ...Ouvintes inspiram-se no vídeo de Natal da RFM e mostram a sua Task ForceINSPIRA-TE NO VÍDEO DE NATAL DA RFM E MOSTRA-NOS FOTOS E VÍDEOS DA TUA TASK FORCEmaisRFM Sente Lisboa no elétrico d...RFM Sente Lisboa no elétrico de Natal da Carris já está a circular!DE 21 A 23 DE DEZEMBRO, A RFM ANDOU A BORDO DO ELÉTRICO 15 DA PRAÇA DA FIGUEIRA A ALGÉSmaisEste é um dos filmes mais agua...Este é um dos filmes mais aguardados do ano! Vê "Matrix Resurrections" e ganha kits Matrix com a RFM!ESTE É UM DOS FILMES MAIS AGUARDADOS DO ANO! MATRIX RESURRECTIONS JÁ ESTÁ NOS CINEMAS COM A RFM. ESPREITA AQUI O TRAILER.maisNininho Vaz Maia anuncia conce...Nininho Vaz Maia anuncia concertos nos Coliseus de Lisboa e PortoNININHO VAZ MAIA ANDA EM DIGRESSÃO COM A RFM E AS SALAS CONTINUAM CHEIASmaisExclusivo RFM: um encontro ent...Exclusivo RFM: um encontro entre os FridayBoyz e Noble teve um resultado surpreendenteUM ENCONTRO FORTUITO ENTRE OS FRIDAYBOYZ E NOBLE, NA RFM, RESULTOU NUMA MÚSICA EXCLUSIVA DA RFMmaisQual é a fórmula mágica para c...Qual é a fórmula mágica para compor uma canção de sucesso? Descobre aqui.A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS, A RFM REUNIU MÚSICOS E PRODUTORES PARA DESCOBRIR COMO É QUE SE ESCREVE UMA MÚSICA DE SUCESSO, SE O TALENTO ENGANA E SE A FAMA É UM POLVO MALUCO.maisA maior banda pop portuguesa d...A maior banda pop portuguesa de todos os tempos! Vota aqui na tua preferida!A RFM QUIS ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTOU CONTIGO. DESCOBRE DIA 5 QUAL É, PARA TI, A MAIOR!maisA RFM abriu o cofre das grande...A RFM abriu o cofre das grandes músicas. Foi o RFM Toca PortugalOUVIMOS HORAS DE GRAVAÇÕES INÉDITAS E EXCLUSIVAS PARA PARTILHAR CONTIGO MOMENTOS ÚNICOS DA HISTÓRIA DA MÚSICA PORTUGUESA NA RFMmaisAnjos fecharam em grande "RFM ...Anjos fecharam em grande "RFM Sem Palheta Drive In". Vê aqui as imagens dos 4 "Drive ins" RFMDEPOIS DOS D.A.M.A, DAVID CARREIRA E FERNANDO DANIEL, OS ANJOS FECHARAM EM GRANDE O "RFM SEM PALHETA DRIVE IN" COM LOTAÇÃO ESGOTADA!mais
Top