As redes sociais não são coisa de agora!

São elas, atualmente, que nos mostram "tudo" o que acontece no mundo, o que queremos ver e o que queremos mostrar, as cusquices que vemos diariamente, são instrumento de trabalho, mas já contam com largos anos de história.


Por volta do ano de 1972, nascia aquilo que viria a ser a primeira rede social daquele tempo.


- Bulletin Board Systems (BBS)


Apresentou-se como um novo sistema informático que permitia às pessoas descarregar dados, enviar documentos, ler notícias, e ainda trocar mensagens com outros utilizadores.


Surgiu nos anos 70, em São Francisco, nos Estados Unidos, com a particularidade de que era a primeira rede social que pedia uma password para os utilizadores puderem fazer login.


Pouco tempo passou, e em 1979, surgiu uma outra plataforma que já permitia criar grupos e partilhar informações com os membros.


- Usenet


Desenvolvida por Tom Truscott e Jim Ellis, a Usenet permita que os membros fizessem publicações e artigos para determinados grupos. Não existia a ideia de comunicar com pessoas que não se conhecesse numa plataforma global, uma vez que o objetivo era partilhar conhecimento dentro de um grupo específico.


A troca de mensagens e a conetividade entre pessoas começou a surgir aos poucos. Se há muitos anos o contacto era feito cara a cara, a Internet Relay Chat veio confirmar que as conversas tinham mesmo espaço online.



- Internet Relay Chat


Quando surgiu em 1988, o objetivo passava por promover o contacto entre membros para que pudessem conversar e partilhar documentos. Ao que parece, foi o primeiro programa que permitia a troca de mensagens instantânea entre computadores.


Apesar de já ter muitos anos e de, na altura, não ter tantas funcionalidades, podemos dizer que este pode ter sido a grande inspiração para o Whatsapp!


Da criação dos grupos à partilha de mensagens entre pessoas, surgiu, mais tarde, a rede que apresentava um perfil, tal como hoje o conhecemos.


- Sixdegrees


Diz-se que foi a primeira rede social que atingiu um milhão de membros, até 2001, ano em que acabou. Lançada em 1997, a Sixdegrees popularizou a funcionalidade do perfil, em que os membros da rede poderiam consultar e conhecer mais informações sobre aqueles que queriam conhecer.


No seguimento da Sixdegrees, surgiu a Friendster e o Hi5, que não descansaram até criarem a primeira grande rede social conhecida ainda nos dias de hoje.


- Friendster e Hi5


Criada em 2002, a Friendster fez sucesso um pouco por todo o mundo, tendo atingido milhões de pessoas. Partilhava com o Hi5, criado em 2003, a ideia de criar redes de contacto de forma segura, uma vez que os perfis permitiam trocar mensagens, conhecer melhor a outra pessoa antes de um primeiro encontro cara a cara.


Foi a partir do ano de 2002 que as redes sociais que hoje conhecemos começaram a ter cada vez mais expressão. Foi o caso do LinkeIn, criado em 2003, do Orkut, lançado em 2004, e do famoso Facebook, utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. Pouco tempo depois, seguiram-se MySpace, Youtube, Twitter e Instagram, e muitas outras que, para além de nos manter online 24/7, ocupam a memória do nosso telemóvel.



Com as heranças do passado e com o objetivo de melhorarem a experiência dos utilizadores, estas redes sociais conseguiram adaptar-se às tecnologias do dia-a-dia e até à nossa vida que, dada a correria, é necessário estar em contacto constante com colegas, amigos e familiares.


Neste Dia Mundial das Redes Sociais, assinalado a 30 de junho, tenta dar descanso ao teu telemóvel e até aos teus dados móveis para te encontrares com as pessoas de quem realmente gostas sem ser atrás de um ecrã! 😉


Mas, atenção: há medidas de prevenção a ter em conta!