O talento português tem sido cada vez mais enaltecido e apreciado no nosso país e além-fronteiras. E não é para menos! Os portugueses trabalham afincadamente para concretizarem os seus objetivos e não baixam os braços com facilidade.


É o exemplo, de entre tantos outros, de Pedro Gonçalves, que, em conjunto com dois amigos, Tiago Araújo e José Mendonça, fundou a HiJiffy, uma empresa portuguesa de inteligência artificial vocacionada para a hotelaria.


Criada em 2016, a startup portuguesa, que pertence em parte ao Sardoal, por ter sido pensada e concretizada por Pedro Gonçalves, natural da vila, nasceu com o objetivo de ajudar os hotéis a melhorarem a comunicação com os hóspedes, através de um assistente de reservas online e de tecnologia artificial.


De entre as várias reservas de hotéis que possas ter feito, és capaz de ter sido saudado por um assistente online, que te oferece ajuda durante todo o processo. Para simplificar a comunicação entre os hóspedes e os hotéis, Pedro, Tiago e José criaram a ideia que, atualmente, permite a grandes cadeias hoteleiras gerir todos os seus canais de comunicação de forma automatizada e centralizada.


“Antes de passar para o hotel passa pela inteligência artificial da HiJiffy: sempre que há uma pergunta muito simples, o sistema responde automaticamente. Nos casos de perguntas mais complexas, transferimos para o hotel” explicou Pedro Gonçalves, ao jornal Médio Tejo.



Com o passar dos anos, o sucesso da HiJiffy foi crescendo a olhos vistos e o trabalho nunca mais serenou. Atualmente, está presente em mais de 14 países e conta com mais de 500 hotéis como clientes, tendo em Portugal clientes como os NAU, PortoBay, Martinhal e Grupo Pestana, no estrangeiro com propriedades da Marriott e Grupo Accor. E não vai ficar por aqui! A empresa está a crescer em outros países e, por isso, vai abrir escritórios em Barcelona, Paris e Bangkok até 2021.


Já este ano, a 20 de janeiro, o sucesso da HiJiffy foi confirmado pela vitória do prémio de solução mais inovadora, na 2.ª edição da Global Tourism Startup Competition, uma competição para novas empresas tecnológicas organizada pela Organização Mundial do Turismo, das Nações Unidas.


Selecionada de entre 5000 candidaturas, de 150 países, a HiJiffy foi a grande vencedora da maior competição mundial de startups de turismo do mundo, na categoria “Innovative Tourism Solutions”.


“Foi uma grande alegria! É o culminar de mais de 3 anos de trabalho e apesar de não haver nenhuma componente financeira, ou prémio monetário, dá uma grande visibilidade à solução que se refletiu na prática, com muito mais volume no nosso site desde então, muitos mais contactos de potenciais interessados e depois dá uma confiança ao mercado. Agora não somos só nós a dizer que temos uma boa solução, o prémio valida isso” contou Pedro Gonçalves, ao jornal Médio Tejo.



O próximo passo passa por aplicar a HiJiffy a outros setores fora da indústria do turismo, como companhias aéreas, restaurantes e agências de viagens.


Apesar de a empresa ter a sua sede em Lisboa, Pedro Gonçalves não exclui a hipótese de, um dia, a fixar no Sardoal – uma vila que tanto lhe diz!


À RFM, não escapa nada no que toca às cidades e vilas que compõem a mítica Estrada Nacional 2, e o Sardoal é uma delas! A bordo do camião “RFM Sente Portugal”, a tua rádio vai marcar presença no Sardoal, no dia 19 de agosto, depois de já ter visitado e conhecido o melhor que se faz em Chaves, Santa Marta de Penaguião, Mortágua, Penacova e Góis!