Foi aos 106 anos que Manoel de Oliveira partiu e deixou o país de luto!

O realizador trabalhou até ao fim da sua vida, tendo sido considerado o mais velho do mundo em atividade, tal como deu conta a SIC Notícias.


A poucos meses do seu último dia de vida, Manoel de Oliveira lançou o último filme assinado por si, "O Velho do Restelo".


Foi e, na verdade, ainda é um nome ímpar e incontornável no mundo do cinema português e também além-fronteiras, pelo que ainda é muito lembrado.


Uma das pessoas que o tem "na mira" é Steven Spielberg, que revelou, esta terça-feira, que quer "bater" o recorde de Manoel Oliviera.


O realizador norte-americano foi distinguido com um "Urso de Ouro" pela sua carreira, no festival de Berlim, e, durante o seu discurso, revelou que tem a ambição de trabalhar mais anos até chegar, quiçá, aos 106 anos.


O próprio afirmou que "gostava de bater o recorde de Manoel de Oliveira e realizar o meu último filme quando tiver 106 anos", tal como a Variety deu conta.


O desejo de Steven Spielberg, de 76 anos, foi justificado com a sua genética, uma vez que o seu pai "viveu até aos 103 anos".


Com humor e em jeito de brincadeira, o realizador norte-americano afirmou que tem ainda muito para fazer na sua carreira e que quer "continuar a aprender e descobrir".


Para Steven Spielberg, "enquanto houver alegria nisso para mim e enquanto o meu público puder encontrar alegria e outros valores humanos nos meus filmes, tenho relutância em dizer que acabou".



Após o seu discurso, fica a certeza de que Steven Spielberg de tudo fará para superar Manoel de Oliveira.


No entanto, caso não o consiga, o realizador já conta com um currículo longo e muito conhecido. É o responsável por enormes sucessos como "ET", "A Lista de Schindler", "Parque Jurássico", "Indiana Jones: Os Salteadores da Arca Perdida" e, mais recentemente, "Os Fabelmans", que está na corrida do Óscar de melhor filme, entre, claro, outros grandes filmes.


Na sua coleção de prémios, distinções e estatuetas, conta com três Óscares de melhor realizador, dois BAFTAs, nove Globos de Ouro, 12 Emmys, uma Palma de Ouro de Cannes, um César honorário, um Urso de Ouro honorário, entre tantos outros.



(Imagens: Reprodução de vídeo)