É, possivelmente, a primeira coisa que fazes, quando te sentas! Acomodas um pouco as costas e depois cruzas as pernas. E vais alternando, ora a da direita por cima, ora da esquerda, na secretária no trabalho, nas aulas, na sala de espera de um consultório, numa reunião.

Também, à noite, no sofá, fazes o mesmo e mais ainda: sentas-te em cima das pernas ou de parte delas.

Portanto, estas posições fazem parte do teu dia a dia, quando te sentas. Só que isto tem um custo a longo prazo.

Por muito confortável que seja, deves saber os riscos que corres, cada vez que cruzas as pernas, principalmente quando o fazes por cima dos joelhos, como avança o zap.aeiou que ainda diz que "cerca de 62% das pessoas cruzam da direita para a esquerda, 26% vão para o outro lado e 12% não têm preferência."

De um ponto de vista anatómico, estes são os vários riscos que corres quando cruzas as pernas.


1. Pernas

Se tens uma perna desnivelada, ótimo. Podes igualar o tamanho das pernas ao cruzá-las. No entanto, isto acaba por ser um problema se não as tiveres desniveladas e ficas com uma mais alta do que a outra.


2. Pélvis

Cruzar as pernas, durante muito tempo e muitas vezes, vai fazer com que os músculos que envolvem a pélvis, bem como toda a parte óssea tenham alterações no seu comprimento.


3. Coluna

A forma como o esqueleto humano está feito acaba por ser mudada com um simples cruzar das pernas, que pode causar um desalinhamento da coluna e dos ombros. A coluna pode desalinhar a posição da cabeça em relação ao resto do corpo.


4. Músculos

Os músculos envolventes da parte inferior das costas ficam desequilibrados. O miocárdio (músculo do coração) tem de fazer um esforço extra. Isto leva a que haja risco de danos nos vasos sanguíneos e o aumento da pressão sanguínea. Por alguma razão, devemos manter os pés assentes no chão, quando medimos a pressão arterial.


5. Produção de esperma

Nos homens, tanto a qualidade como a quantidade de espermatozoides produzidos são afetadas. Isto acontece porque, ao cruzar as pernas, a temperatura dos testículos aumenta em até 3,5oC. A ciência mostra que há evidências de que cruzar as pernas pode ser capaz de reduzir a produção de esperma, uma vez que a temperatura dos testículos deve ser entre 2 oC e 6 oC inferior à temperatura corporal padrão.


Agora já sabes. Se ficares sentado ou sentada, durante muito tempo, evita cruzar as pernas para não correres estes riscos.