Ir à casa de banho com o telemóvel, sobretudo quando sabes que vais demorar algum tempo, é útil e relaxante, certo? É quando tens aquele momento em que ninguém te incomoda - se não tiveres filhos pequenos - e tens tempo para ver, com tempo e calma, o que se passa pelas redes sociais. Qual é a probabilidade de estares a ler isto sentado numa sanita?


Este não é um hábito novo, só ganhou novos contornos. Se antes eram as revistas e os jornais a terem lugar de destaque no trono de porcelana, agora foram substituídos pelos telemóveis. Um estudo feito pela NordVPN, com pessoas de todo o mundo, concluiu que 65% dos entrevistados (9800 adultos) usam o telemóvel na casa de banho.

Só que este hábito tem tanto de útil, como de pouco higiénico. Se também és dos que levam telemóvel para a casa de banho, temos um conselho para ti: não o faças mais.



As casas de banho são um antro de bactérias, sobretudo as públicas. As descargas do autoclismo emitem bactérias para as superfícies mais próximas, que pode ser por exemplo o teu telemóvel. Há até um estudo, feito em 2012, que revela que um telemóvel pode ter mais germes do que uma sanita.

Ora, tendo em conta esta informação e as situações em que usas o telemóvel - durante as refeições, antes de ir dormir, etc -, percebe-se o porquê de levar o telemóvel para a casa de banho não ser uma boa ideia.


Além disso, este hábito traz também riscos para a tua saúde. Segundo o The Washington Post, que cita o médico gastroenterologista Roshini Raj, passar mais do que 10 minutos sentado na sanita traz um risco associado para a saúde: hemorroidas. A posição sentada na sanita exerce muita pressão sobre as veias da parte inferior do reto, que podem inchar e causar hemorroidas.


O melhor é pensares noutro sítio para relaxares em silêncio e teres o teu momento e, de preferência, que não traga riscos para a tua saúde.