O calor já se faz sentir e de que maneira...! Nas últimas semanas, muitos portugueses têm usufruído das suas merecidas férias. Entre mergulhos, tempo para ler e para fazer uma sesta, comer uma ou outra bola de berlim, há muito que fazer na praia!


A verdade é que, em Portugal, existem algumas que não são convidativas a um mergulho... Isto porque a temperatura da água gela o pé de tal forma que, rapidamente, afasta o calor que se sente. Muitos são corajosos e lançam-se nela, mas os mais friorentos deixam a ideia do mergulho para outro dia.


E se te dissermos que, sim, no nosso país, existe uma praia com uma água quentinha que nem te faz ter dúvidas na hora de mergulhar?



Quem a descobriu, ao que parece, foi o site Portugal de Norte a Sul, citado pela MAGG, que diz que a praia com a água mais quente do nosso país fica no Algarve.


Trata-se da praia da Barreta, na ilha da Barreta ou ilha Deserta, em Faro.


É uma das ilhas mais isoladas do Algarve, é desabitada e, lá está, pouco frequentada. Tem cerca de 11 quilómetros de comprimento e, tal como o site Portugal de Norte a Sul garante, "é a praia com água mais quente de Portugal".



As temperaturas são mais convidativas do que as de outras praias portuguesas e a prova está no facto de os termómetros da água, na ilha Deserta, rondarem os 20º e os 23º graus, no verão, tal como dá conta o site Surf Forecast.


Para lá chegares, é necessário um barco, uma vez que o acesso se faz por mar a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar).


Se fores até lá, pelo caminho, vais poder observar vários moluscos, como amêijoas, búzios e muitas conchas, sendo que é aqui que, segundo a Câmara Municipal de Faro, tudo se "parece encaixar perfeitamente entre mundos tão distintos como a terra, o mar e o ar".