A história de José Francisco Brás e Antónia Fátima Marinho Brás ficará para sempre na memória dos bombeiros de Monção. Mesmo não estando cá - o casal já faleceu - conseguiram tocar as pessoas de uma forma surpreendente.

Através das palavras do advogado do casal, os bombeiros de Monção tiveram conhecimento de que iriam ter uma nova ambulância na corporação, destinada ao transporte de doentes não urgentes. Os bombeiros ficaram tocados com este gesto e decidiram fazer um agradecimento público no Facebook: "Mais uma vez muito obrigado pela oferta e por tamanha generosidade".



Ainda que o casal já não o possa ler, fica registado que a bondade não tem limites - nem mesmo físicos. A generosidade deste casal influenciará a vida e trabalho dos bombeiros, de toda a comunidade de Monção e também de todos os que se cruzarem com esta história. José Francisco Brás e Antónia Fátima Marinho Brás são o exemplo poderoso de que a humanidade é mais forte quando nos unimos.


Assim, enquanto os dias se transformam em noites e as estações mudam, a ambulância oferecida por este casal transcende o seu objetivo. Mais do que um veículo para o transporte de doentes não urgentes, torna-se num símbolo de dedicação, perseverança e cuidado.