O quadro "The Expected One", do pintor austríaco Ferdinand Georg Waldmüller, de 1860, está a gerar controvérsia nas redes sociais. A mulher que surge no quadro está com a cabeça para baixo e parece que tem um telemóvel na mão e que está a mandar uma mensagem. Seria este um presságio do que aí vinha? Ou será apenas uma coincidência? E a ser, afinal o que é que a mulher do quadro tem na mão e que parece tanto um telemóvel?


As opiniões dividem-se. Por muito que pareça um telemóvel, claro que isso não é possível já que o quadro é de 1860 e o primeiro telemóvel só surgiu em 1974. Felizmente, já há uma resposta sobre o objeto que a mulher tem na pintura.



Segundo Gerald Weinpolter, diretor-geral de uma agência de arte, citado pelo site "Vice", "a rapariga na pintura do Waldmüller não está com um telemóvel, mas sim com um livro de orações nas mãos".

Trata-se de uma ilusão interpretada com base no contexto atual, onde os telemóveis são já um acessório essencial na nossa vida. "A grande diferença é que nos anos de 1850 ou 1860, todos aqueles que vissem o quadro saberiam que a rapariga levava consigo um livro de orações. Hoje em dia, todos veem as semelhanças que aquilo tem com um telemóvel e acabam por ver apenas uma adolescente viciada nas redes sociais."