Seja em cima de calçada, de alcatrão, de azulejo ou de madeira, sabe-se e ouve-se, na maioria das vezes, que está a passar, por lá, um turista com uma mala de viagem com rodas. O barulho característico não passa despercebido a ninguém e é exatamente por isso que uma cidade croata decidiu tomar uma decisão radical.


Localizada na Croácia, a cidade de Dubrovnik quer combater, a todo o custo, a poluição sonora e, como tal, decidiu proibir as malas com rodas do centro histórico.


O primeiro-ministro de Dubrovnik, Mato Franković, decidiu ter as malas dos turistas como o seu próximo alvo, depois de ter sancionado um restaurante devido à música alta. Nas palavras do primeiro-ministro, a "cidade precisa de ordem" e, como tal, há pouca margem para quem está a contribuir para a poluição sonora.


E, por isso, as malas com rodas preparam-se para serem banidas, já a partir deste verão.


Na cidade, os turistas "vão ser obrigados a carregar as malas à mão, em vez de as deslizarem", tal como deu conta o jornal Le Parisien.


E há mais! A partir de novembro, a cidade croata vai obrigar os turistas a colocarem as malas em cacifos, uma vez que vai ser "proibido circular pelo centro com a bagagem", de acordo com o site croata Jutarnji List.


Ao mesmo site, o primeiro-ministro de Dubrovnik, Mato Franković explicou que os turistas "vão depositar as malas nos cacifos, que vão ser levadas, mediante pagamento, até à morada onde estão hospedados". O autarca terminou dizendo que "este é apenas o começo, o objetivo final é criar um centro logístico dentro do aeroporto, de onde todas as malas vão ser entregues diretamente aos locais onde estão os turistas".


Estas medidas fazem parte de um conjunto de regras implementadas, no âmbito do programa "Respeitar a cidade" para turistas, nas quais, estão, por exemplo, a "proibição de passear com animais sem coleira, deixar lixo no meio da rua, andar de moto ou de bicicleta, subir monumentos ou passear sem camisa pelo centro da cidade", de acordo com o jornal Le Parisien.


Para que estas regras sejam amplamente divulgadas e entendidas, o programa "Respeitar a cidade" tem uma conta no Instagram, onde está o vídeo completo com todas as proibições, entre as quais, as malas com rodas.


Na descrição, lê-se, em tradução livre:


"A cidade de Dubrovnik, em cooperação com o Conselho de Turismo, encomendou a criação de um filme de animação que apresenta as regras de comportamento dos turistas no centro histórico.
Este filme de animação é uma forma de comunicar com os nossos visitantes, de forma a informá-los sobre o comportamento que esperamos deles quando chegam à nossa cidade. O nosso objetivo não é puni-los, mas familiarizá-los de maneira simples com o que é aceitável num património protegido pela UNESCO.
O cavaleiro Orlando, que aqui é o principal protagonista, apresenta ao espectador as principais mensagens do projeto 'Respeitar a cidade' de forma simples - vista-se para passear, não ande de bicicleta ou trotinete elétrica no centro histórico, não mande paus, mantenha os cães com coleira, entre outros. É utilizado o formato de um filme de animação mudo, universal e de fácil compreensão para um público mais amplo e para todas as gerações".


O vídeo, que já conta com mais de 2 mil visualizações, arrecadou, sobretudo, comentários positivos. Entre eles, estão, por exemplo, "ótimo, para expandir para todo o mundo", "bravo", "muito bom".


Será que esta medida vai chegar a outras cidades?